Diretoria da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP toma posse

Cerimônia teve a presença de professores, servidores técnicos e administrativos e estudantes da unidade de ensino

qui, 30/08/2018 - 10h02 | Do Portal do Governo

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) promoveu, nesta quarta-feira (29), a posse da nova diretora da unidade, Mônica Sanches Yassuda, e do novo vice-diretor, Ricardo Ricci Uvinha. A cerimônia contou com a presença de docentes, servidores e estudantes.

No discurso, a diretora lembrou que a criação da EACH foi fruto da necessidade de levar a universidade para a zona leste da capital paulista. “O projeto de expansão da USP para a região priorizou a formação de recursos humanos voltados aos desafios atuais da sociedade brasileira, como o crescimento sustentável, o envelhecimento populacional, o uso das novas tecnologias, a necessidade da ampliação dos direitos à saúde, à cultura, ao lazer e ao esporte, o aperfeiçoamento na formação de professores e a gestão pública”, destaca.

Mônica Sanches Yassuda abordou, ainda, os principais desafios que a unidade, criada em 2005, enfrentará nos próximos anos. A gestora destaca o aperfeiçoamento do atual ciclo básico, a implementação de processos de avaliação continuada, a busca pela redução da evasão e a intensificação das ações de acolhimento e de atenção ao bem-estar do estudante e dos servidores.

“A EACH é uma unidade jovem, ainda em construção, e futuros aportes devem completar e aperfeiçoar a sua infraestrutura e fortalecer os recursos humanos, como foi previsto no projeto original. Temos metas complexas e desafiadoras, mas nós estamos dispostos a trabalhar com todos da universidade”, afirma.

Esforços

O reitor Vahan Agopyan parabenizou os novos dirigentes e agradeceu as professoras Maria Cristina Motta de Toledo e Neli Aparecida Mello-Théry, pelos esforços à frente da diretoria na gestão anterior garantiram a superação de grandes dificuldades enfrentadas pela escola recentemente. “Devemos reconhecer e valorizar aqueles que trabalharam para que a USP progredisse e se tornasse um modelo. As pessoas que assumem a tarefa de dirigir uma escola grande como a EACH acreditam e se dedicam para o fortalecimento das universidades de pesquisa públicas e gratuitas do nosso País”, ressalta.

O encerramento da cerimônia foi marcado pela apresentação do Coral da Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) da EACH, coordenado pela professora Maria Eliza Mattosinho. O grupo apresentou quatro canções com a participação do pianista Eliseu Oliveira e sob a regência do aluno do curso de Gestão Ambiental, Gustavo Leal.

Formada em Psicologia pela USP, com mestrado e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade da Flórida, Mônica Sanches Yassuda é professora titular da EACH e atua no bacharelado em Gerontologia. A docente desenvolve pesquisa na área de Psicologia do Envelhecimento, abordando temas como cognição e envelhecimento, memória, meta-memória, treino cognitivo, demências e neuropsicologia do envelhecimento.

O vice-diretor, Ricardo Ricci Uvinha, é graduado em Educação Física e possui mestrado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutorado pela USP e pós-doutorado pela Griffith University-Australia. Professor associado da EACH, ele também atuou em vários cargos administrativos na unidade e, atualmente, coordena o Programa Giro Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.