Diretores de escolas vão a Londres conhecer sistema educacional

A viagem faz parte de um projeto maior, de troca de informação entre São Paulo e Inglaterra

ter, 16/09/2008 - 12h49 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação fechou parceria com o Conselho Britânico e enviará, no dia 29 deste mês, cinco diretores de escolas estaduais a Londres. Os educadores conhecerão o sistema inglês de educação, no projeto Liderança Escolar e Novos Instrumentos de Aprendizagem.

Os diretores ficarão até 3 de outubro na capital da Inglatera, onde visitarão cinco escolas. Representantes de outros nove países – Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Jamaica, México, Peru, Trinidad e Tobago e Venezuela – farão parte da delegação, que tem como objetivo trocar experiências e relatar processos práticos relacionados à liderança e à gestão escolar. Os diretores apresentarão aos professores ingleses as experiências vivenciadas na rotina diária das escolas do Estado, além de exemplificar os métodos de sucesso aqui adotados.

Troca de informação – A viagem faz parte de um projeto maior, de troca de informação entre São Paulo e Londres. Todas as despesas do grupo de diretores serão custeadas pelo Conselho Britânico.

“Os educadores ingleses consideram como características marcantes do trabalho feito nas escolas estaduais de São Paulo a relação afetuosa que existe entre professores e alunos e a preocupação do corpo docente de provocar mudanças positivas no processo educacional”, afirma Laura Cecília Fogaça Bandoni de Oliveira, coordenadora estadual do projeto.

A escolha das instituições de ensino seguiu a opção do Conselho Britânico, que definiu unidades instaladas num grande centro urbano ou em suas proximidades.

Escolas estaduais participantes do projeto

Caramuru (capital), Professor Salathiel Vaz de Toledo (Itu), Anecondes Alvez Ferreira (Diadema), Professor Jethro Vaz de Toledo (Piracicaba) e Professora Suzana Benedicta Gijo Ayres (Indaiatuba)

Da Secretaria da Educação

(M.C.)