Diretor fixo em escola melhora desempenho de alunos

Educação cria grupo para avaliar dados educacionais. Estudo inicial é sobre importância de diretores

qui, 23/10/2008 - 12h33 | Do Portal do Governo

Estudar a fundo os dados educacionais do Estado de São Paulo e, assim, oferecer uma base para implementação de programas educacionais na rede estadual de escolas. Este é o objetivo do Laboratório de Idéias, grupo de 12 especialistas criado pela Secretaria da Educação.

Pautado pela necessidade da Secretaria, o grupo fechou nesta segunda quinzena de agosto seu levantamento inicial: fica comprovado que diretores fixos em escolas melhoram o desempenho dos alunos.

Cruzando os resultados do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) com questionários respondidos pelos profissionais, o Laboratório verificou que diretores que têm entre 5 e 10 anos de experiência na mesma escola (não necessariamente com o cargo de diretor) aumentam em 0,09 ponto o resultado dos alunos, o Idesp de sua escola. Entre 10 e 15 anos de experiência, aumento de 0,11 ponto. Entre 15 e 20, 0,25 ponto. Mais de 20 anos: 0,26 ponto.

“Quanto maior o tempo de carreira do diretor naquela escola, maior é o Idesp da escola. Ou seja, conseguimos verificar que o diretor fixo faz diferença na aprendizagem dos alunos”, afirma Priscilla Albuquerque Tavares, coordenadora do Laboratório de Idéias.

Outros dados sobre a relação entre diretores e aprendizagem foram levantados. O fato de o diretor ter freqüentando cursos de formação continuada causa impacto positivo sobre a qualidade da escola e aumenta o Idesp em cerca de 0,25 ponto.  Neste mês a Secretaria anunciou que em 2009 irá oferecer 110 mil vagas de pós-graduação a professores, diretores e supervisores da rede.

Mais dados: se o diretor morar perto da escola os índices do Idesp sofrem acréscimo de 0,12 ponto. Quanto maior for o acesso do diretor a bens culturais (cinema, teatro etc.) e melhores forem seus hábitos de leitura, maior será o Idesp da escola. O estudo também abordou a rotatividade de diretores em escolas. Nas que trocaram de diretor nos últimos dois anos o Idesp é menor em 0,03 ponto, em comparação com escolas que não trocaram de diretor. No início deste ano a Secretaria restringiu a rotatividade de professores, diretores e supervisores, que antes trocavam de escolas por meio da chamada “substituição”.

Outros dados mostram que fato de o diretor exercer outras atividades profissionais é prejudicial para as escolas: nas que o diretor têm outra atividade na iniciativa pública ou privada o Idesp é menor em 0,21 ponto.

“Os estudos feitos pelo Laboratório de Idéias são ferramentas fundamentais para que possamos analisar aspectos que envolvem a educação. Com esta base poderemos identificar os focos de atuação e desenvolvermos projetos para melhorar a educação em nossas escolas”, afirma a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Metodologia

Foram utilizados os dados do Idesp de 2007 para a 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e para a 3ª série do Ensino Médio, bem como os dados dos questionários respondidos pelos alunos, diretores e professores-coordenadores. Os questionários respondidos pelos professores não foram utilizados, uma vez que foram aplicados a uma amostra não-estratificada, que não representa o universo das escolas estaduais paulistas, o que não ocorre com o instrumento respondido pela equipe gestora e pelos alunos, cujo critério de aplicação foi universal.

Aplicou-se uma metodologia econométrica simples, denominada Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), que consiste numa regressão multivariada que procura explicar as diferenças da qualidade da escola a partir dos fatores intra e extra escolares. Assim, a variável dependente da regressão corresponde ao Idesp de cada escola em cada nível de ensino, enquanto que as variáveis explicativas da regressão correspondem a uma gama de características da escola, dos alunos e da equipe gestora, investigadas pelos questionários do Saresp de 2007.

Impactos da experiência do diretor sobre a qualidade da escola:

Entre 5 e 10 anos: aumento de 0,09 ponto no Idesp
Entre 10 e 15 anos: aumento de 0,11 ponto no Idesp
Entre 15 e 20 anos: aumento de 0,25 ponto no Idesp
Mais de 20 anos: aumento de 0,26 ponto no Idesp

Da Secretaria da Educação