Diretor da unidade Franco da Rocha da Febem é exonerado

Medidas de segurança determinadas por Covas serão publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 8

qui, 07/12/2000 - 16h06 | Do Portal do Governo


Medidas de segurança determinadas por Covas serão publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 8

O governador Mário Covas determinou, nesta quinta-feira, dia 7, a exoneração do diretor da Unidade 31 da Febem de Franco da Rocha, Francisco Antonio Teodoro. O relatório de apuração sumária encaminhado ontem (6/12) ao governador pelo secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Edsom Ortega, e pelo presidente da Febem, Benedito Duarte, apontou falhas na escolta do adolescente “Batoré”, que foi resgatado no percurso até o Fórum de São Paulo, na última segunda-feira, dia 4.

Covas determinou ainda que seja normatizado o transporte com escolta de adolescentes de maior periculosidade, não mais dependendo da decisão do diretor da unidade. Segundo Ortega, o Governo do Estado tomará uma série de novas medidas de segurança no dia-a-dia da Febem, entre elas: a exigência de que cada adolescente tenha um protocolo de entrada na unidade, enviado anteriormente, com informações e cuidados que devem ser tomados a seu respeito; aquisição ou alocação de veículo com proteção especial, blindados, com travas especiais, isolamento, sem grades; relação dos infratores de maior periculosidade; ampliação da capacitação dos agentes de proteção e compatibilização da polícia com o Judiciário.

As medidas serão divulgadas com mais detalhes amanhã, dia 8, no Diário Oficial.

Ainda hoje o secretário estará reunido com diretores e seguranças da Febem e à noite com o secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, para discutir sobre as novas medidas e a logística necessária para que sejam postas em prática.

Ortega informou que existem 13 unidades da Febem em construção no Interior, que devem ficar prontas até abril, permitindo a desativação das unidades de grande porte e conseqüente descentralização do sistema. Por enquanto, a previsão de entrega das unidades é a seguinte: Marília, Sorocaba, São Vicente, Ribeirão Preto em janeiro; Bauru e Araraquara em fevereiro.