Diretor da Fundação CASA dá palestra na OAB Caraguatatuba

Apresentação vai divulgar novo modelo de atendimento socioeducativo da instituição

qua, 09/12/2009 - 11h30 | Do Portal do Governo

O diretor da Fundação CASA de Caraguatatuba, Paulo Borges, dará palestra nesta quarta-feira, 9, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade. Em sua apresentação para os profissionais que atuam na Vara da Infância e Juventude, Borges destacará as medidas socioeducativas e suas aplicações e o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), adotado pela entidade.

Pelo MPC, os jovens evoluem durante o período de internação de acordo com a melhora no comportamento. Essa mudança reflete na conquista benefícios que os levam a adquirir responsabilidade e aprendizado de novos valores.

O convite foi feito pela presidente da Subseção da OAB de Caraguatatuba, Gyslaine Macedo de Almeida, após uma visita à unidade no início de novembro. Na ocasião, a advogada surpreendeu-se com o trabalho socioeducativo desenvolvido no local. “Eu disse a ela que muitos dos adolescentes que cumpriam a medida de internação poderiam ter recebido  uma medida socioeducativa menos grave, como Prestação de Serviços à  Comunidade ou Liberdade Assistida”, diz Borges.

Na avaliação do diretor, isso acontece porque a defesa técnica dos jovens que cometem atos infracionais não é a mais adequada. “Por isso, ela fez o convite, para que os advogados que atuam na Vara da Infância e Juventude conheçam  a situação atual do atendimento na Fundação CASA”, diz.

Unidade Vitória Régia

Os adolescentes da Fundação CASA Vitória Régia vão conversar nesta quarta-feira, 9, com o novo presidente da OAB de Lins, Rogério Amaral Andrade. Eles vão receber informações e conceitos básicos sobre cidadania, direitos da criança e do adolescente, família e constituição. “São temas básicos que demonstrarão a eles que nós, da OAB, da Justiça, estamos presentes na vida deles para ajudá-los”, afirma Andrade.

Além disso, o advogado ressalta que a visita reforça o apoio da organização aos adolescentes. “Vamos mostrar que participamos do processo de ressocialização”, afirma. Andrade destaca que a entidade está à disposição dos adolescentes e das famílias para qualquer eventualidade, mesmo que esta não seja de âmbito jurídico. “O encontro é importante para tirar o estigma de que a justiça está distante deles”, completa.

A conversa com o advogado faz parte da programação que dá início às férias escolares dos jovens. Desde segunda-feira, 7, até quinta, 10, a unidade abre as portas para comunidade participar do “Casa Aberta”.

Segundo a coordenadora pedagógica, Regina Marinho, o objetivo é integrar os jovens e mostrar à comunidade de Lins o trabalho realizado pela Fundação.  Para Regina, trazer a comunidade para a CASA também é uma forma de elevar a autoestima dos jovens, uma vez que, durante a semana, eles mostrarão o que aprendem. A ideia é a de que a sociedade também mostre algo de diferente aos jovens.

Da Fundação CASA