Direção Segura será especial nos dias de jogos do Brasil

Objetivo é prevenir que motoristas dirijam sob a influência de álcool e, com isso, prevenir acidentes causados por embriaguez ao volante

ter, 15/06/2010 - 14h50 | Do Portal do Governo

Os torcedores paulistanos poderão festejar com segurança após os jogos do Brasil: a fiscalização nas ruas estará garantida pelos policiais militares que intensificarão a Operação Direção Segura em diversos pontos da Capital.

Denominada especialmente para esses dias, a Operação Copa será realizada após os jogos da seleção brasileira. Os torcedores contarão com a fiscalização dos policiais militares do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), que se dividirão em três equipes e atuarão em seis operações. Nestes dias, 50 policiais a mais reforçarão o policiamento nas ruas e mais 20 etilômetros, conhecidos como bafômetros, serão usados.

De acordo com a Polícia Militar, nos dias dos jogos da Copa do Mundo, principalmente os jogos envolvendo a Seleção Brasileira de Futebol, diversas torcedores optam por assistir aos jogos em bares ou similares, onde acabam ingerindo bebidas alcoólicas e, após o jogo, saem com os veículos pelas ruas, colocando outras pessoas em risco.

De acordo com o capitão Paulo Sérgio Oliveira, chefe da Divisão Técnico-Operacional do CPTran, a expectativa é de abordar de 800 a 1.000 condutores, que passarão pelo teste do bafômetro. “O objetivo é prevenir que motoristas dirijam sob a influência de álcool, e com isso prevenir acidentes causados por embriaguez ao volante, após os jogos”, explica o capitão.

Direção Segura

A Operação Direção Segura, iniciada em abril de 2007, já abordou mais de 240 mil condutores. Destes, 197.970 foram submetidos ao teste do bafômetro. Somente em 2010, foram efetuados 361 flagrantes e 17.602 veículos foram fiscalizados.

Para o capitão Paulo Sérgio Oliveira, apesar de ser específica, a Operação Copa é um desdobramento da Direção Segura e visa, sobretudo, que o condutor de veículo não dirija sobre efeito do álcool. A prevenção evita acidentes e garante a diversão dos torcedores.

A Polícia Militar orienta os motoristas que assistirem aos jogos da Copa e ingerirem bebida alcoólica que evitem dirigir.

Da Secretaria da Segurança Pública