Direção Segura flagra 18 motoristas alcoolizados na Capital

No total, 238 condutores fizeram o teste do etilômetro durante as blitze

seg, 10/06/2013 - 16h32 | Do Portal do Governo

Entre a noite deste último sábado, 8, e a madrugada de domingo, 9, aconteceu na Praça da República e na Rua Amaral Gurgel, na capital paulista, as operações do Programa Direção Segura.  Durante as blitze foram flagradas 18 pessoas conduzindo veículos sob efeito de álcool.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Dos 238 condutores fizeram o teste do “etilômetro”, três responderão por crime de trânsito porque apresentaram índice superior a 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro, conforme prevê a Lei Seca (lei 12.760/2012). Se condenados, poderão pegar de seis meses a três anos de prisão.

Esses motoristas vão pagar multa no valor de R$ 1.915,40, além de receber sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e responder a processo para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Os outros 15 condutores autuados por embriaguez apresentaram índices até 0,33 no etilômetro e receberam as penalidades administrativas (multa, pontos na carteira e processo para suspensão do direito de dirigir).

Pela lei, todos os motoristas alcoolizados ou sob efeito de drogas que foram flagrados na blitz têm direito de ampla defesa, até que a CNH seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração durante o processo administrativo, o valor da multa será dobrado.

Do Portal do Governo do Estado