Dilma Pena assume presidência da Sabesp

Cerimônia aconteceu na sede da Companhia, em Pinheiros, na capital

qui, 27/01/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

A nova presidente da Sabesp, Dilma Seli Pena, assumiu o cargo em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 27, na sede da Companhia, em Pinheiros, na capital paulista. Em seu primeiro discurso, a secretária de Saneamento e Energia na gestão anterior destacou seu conhecimento em relação à estrutura da empresa e a importância da continuidade dos projetos e programas estruturantes da Sabesp.

“Contribuí para o crescimento da Sabesp como secretária e é fundamental que os projetos continuem como quer, inclusive, o governador Geraldo Alckmin. Os desafios da presidência da Sabesp, entretanto, são maiores dos que eu tinha. Uma nova gestão tem de ser maior que a anterior, e não vai ser fácil”, afirmou em discurso.

Gesner Oliveira abriu a cerimônia com um breve resumo do que ele considera os pontos mais importantes de sua gestão, iniciada em 2007: o investimento de cerca de R$7 bilhões no período, a redução de perda de água de 32% para 26%, os mais de 200 municípios com contrato com a Sabesp, a expansão dos serviços para outros Estados e países, além da preocupação em tornar a Companhia uma empresa que também oferecesse soluções ambientais foram alguns dos pontos citados pelo presidente.

“É uma honra transmitir o cargo para alguém tão importante para o setor de saneamento. Ninguém é mais capacitada que a nova diretoria para assumir os desafios que aguardam a nova gestão”, afirmou.

A cerimônia também marcou a apresentação do novo diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, o engenheiro civil Luiz Paulo de Almeida Neto, até então superintendente e que substituirá Umberto Semeghini na função. Continuam nas mesmas funções Rui de Britto Álvares Affonso, diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores; Paulo Massato Yoshimoto, diretor Metropolitano; Marcelo Salles de Holanda Freitas, diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio-Ambiente; e Márcio Saba Abud, diretor de Gestão Corporativa.

Também compareceram à posse o ex-governador José Serra e o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni.

Currículo

Dilma foi secretária de Saneamento e Energia na gestão do governo de José Serra. É mestre em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (1987) e bacharel em Geografia pela Universidade de Brasília (1975).

No governo federal atuou como diretora de Saneamento da Secretaria de Política Urbana, diretora de Investimentos Estratégicos do Ministério de Planejamento e diretora da Agência Nacional de Águas (ANA). No Governo do Estado de São Paulo foi secretária-adjunta da Secretaria de Economia e Planejamento e secretária de Estado de Saneamento e Energia. Possui vários artigos, textos e livros publicados nas áreas de saneamento, recursos hídricos e planejamento.

Da Sabesp