Dieta com pouca proteína reduz risco de agravar diabetes e doença renal

Estudo com 93 pacientes em hospital estadual aponta que mudança de hábitos alimentares ajuda a melhorar quadro clínico dos doentes

qui, 26/08/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Reduzir pela metade a quantidade de proteína animal na dieta e incentivar a mudança de hábitos alimentares são a chave para melhorar o quadro clínico de pacientes diabéticos e com doenças renais crônicas. É o que aponta estudo realizado pelo Centro Estadual de Tratamento de Doenças Renais do Hospital Regional do Vale do Paraíba, ligado à Secretaria da Saúde, em Taubaté.

Foram acompanhados 93 pacientes da unidade, dos quais 38 diabéticos, que receberam dieta hipoproteica personalizada, com base na avaliação nutricional de cada participante. Durante o estudo, a equipe multiprofissional da unidade observou que a alimentação irregular era uma das maiores responsáveis pela piora no quadro dos pacientes.

“Logo no início, pudemos perceber que a maioria dos pacientes já chegava com várias dúvidas e mitos. O nosso maior desafio era conseguir que eles aderissem a uma dieta diferente, principalmente o paciente diabético, que trazia, além das orientações do médico, as famosas e preocupantes receitas caseiras”, comenta a nutricionista responsável pela pesquisa, Monise Ávila.

A dieta proposta utilizou 50% de proteína animal, com alto valor biológico, e resultou na redução de 24% de eliminação de proteinúria (proteína pela urina), que no caso de um paciente diabético é responsável por agravar a doença.

Os resultados foram significativos. Além da redução da proteinúria, houve menor consumo de calorias, refletindo no emagrecimento dos pacientes, e de proteína vegetal (com baixo teor biológico), além de diminuição das taxas de açúcar no sangue e da hemoglobina glicada, que mede com precisão o controle do diabetes.

Segundo Monise, o trabalho multiprofissional foi fundamental para a melhora dos tratamentos, já que grande parte dos pacientes têm dificuldade de manter uma alimentação saudável, e a equipe procurou conhecer a realidade de cada um deles e aproximou o máximo possível essa realidade a uma condição mais adequada de nutrição.

O Centro Estadual de Tratamento de Doenças Renais do Vale do Paraíba é um projeto-piloto da secretaria que oferece atendimento avançado, de qualidade e humanizado aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Atualmente, 1,8 mil pacientes estão em tratamento na unidade, conseguindo retardar a evolução da doença e a necessidade de tratamento por hemodiálise.

Da Secretaria da Saúde