Dicas de alimentação para quem tem hipertensão

A doença pode ser controlada com uma alimentação equilibrada e saborosa

ter, 02/10/2018 - 12h11 | Do Portal do Governo

Quem sofre de hipertensão precisa conviver com uma alimentação regrada e restritiva. Contundo, a doença arterial pode ser controlada com uma alimentação equilibrada e saborosa.

Uma vez que o recomendado para uma pessoa com hipertensão é consumir 2 gramas de sal por dia, é possível dividir essa porção ao longo do dia, como 1 grama no almoço e 1 grama no jantar. Para quem possui o hábito de cozinhar a própria comida, é recomendável preparar a refeição sem sal, e só adicioná-lo na hora de comer, caso necessário.

A recomendação é feita pela nutricionista Karin Klack, da Divisão de Nutrição e Dietética do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP.

“Não podemos esquecer que o sódio (sal) está presente em uma série de alimentos, como os enlatados (milho, ervilha e molho de tomate) e os embutidos (linguiça, salsicha, salame, presunto e mortadela). Deve haver muita moderação no consumo destes alimentos”, comenta Karin. Isso quer dizer que ao preparar alguma receita com alguns dos itens acima, a adição de sal pode ser necessária.

A falta de sal pode significar falta de sabor, mas há truques para substituí-lo, sem você sentir falta. No preparo das refeições capriche em temperos naturais, como ervas, alho, cebola, limão e vinagre, por exemplo.

Leia sempre os rótulos

Alguns alimentos parecem inofensivos, mas podem oferecer altos níveis de sódio. É o caso dos queijos, temperos prontos, manteigas e margarinas e o macarrão instantâneo. Karin recomenda ler a rotulagem para ver a quantidade de sódio presente e trocar, sempre que estiver disponível, por alimentos em versões sem sal.

Além dos cuidados necessários, é preciso se preocupar com o peso. Manter um peso adequado com sua altura e idade contribui bastante para reduzir a hipertensão.

É melhor prevenir

Cerca de 95% dos casos de hipertensão são genéticos e passam de pai para filho. No entanto, segundo o cardiologista do Instituto Dante Pazzanese Celso Amodeo, os sintomas e o aumento da pressão arterial podem aparecer precocemente de acordo com o estilo de vida de cada pessoa.

No caso de pessoas sedentárias, fumantes, que ingerem bebidas alcoólicas e consomem alimentos com muito sal, a probabilidade de aumento de pressão acontecer mais cedo e mais grave é maior.

De acordo com o especialista, “para que os sintomas sejam manifestados tardiamente e com menor gravidade é preciso praticar exercícios físicos regularmente, evitar o ganho de peso, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas e, principalmente, controlar a alimentação para não consumir alimentos ricos em gordura e com excesso de sal”.