Dica: Saiba como escolher corretamente óculos escuros que não prejudiquem a saúde

Secretaria de Estado da Saúde dá dicas para uso sem preocupação

seg, 18/09/2006 - 10h53 | Do Portal do Governo

Óculos escuros são para toda época do ano, não apenas para o verão. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde alerta para pequenos indicativos que devem ser seguidos na hora da escolha do produto. Dicas como escolher lentes de película cinza, verde ou marrom são importantes (veja lista abaixo).

A preocupação dos profissionais médicos em alertar a população acontece por dois motivos: muitas pessoas usam óculos escuros apenas no verão e não há a devida atenção na compra do acessório, optando por produtos sem qualidade, que não protegem os olhos.

Para entender a importância dos óculos basta lembrar que a exposição à radiação ultravioleta (UV-A e UV-B) acontece a todo momento_ são raios invisíveis da energia solar. Boa parte desses raios é absorvida pela estrutura do olho, chegando à retina. A exposição prolongada aos UV-A e UV-B pode causar uma espécie de “queimadura” na córnea, chamada ceratite actínica.

“O resultado dessa queimadura é o lacrimejamento constante, vermelhidão, dor, sensação de areia nos olhos e intolerância à claridade”, esclarece Aldo Fernando Nunes, médico oftalmologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

Tal exposição à radiação ultravioleta também aumenta em 60% a chance de desenvolvimento de catarata, doença responsável por 50% dos casos de cegueira no planeta. “Vale lembrar que os efeitos da radiação UV são cumulativos, ou seja, os olhos que são expostos aos raios apresentam problemas que se agravam com o passar dos anos”, afirma Valério Marcelo do Nascimento, especialista do HSPE.

Como escolher óculos escuros de boa qualidade:

  • Os melhores óculos são os que diminuem a luz visível a níveis confortáveis. Estes bloqueiam de 99% a 100% os raios UV, que são invisíveis.
  • O melhor é escolher lentes cinzas, verdes ou marrons, pois filtram de 75% a 90% da luz visível. Porém, vale esclarecer que a cor da lente nada tem a ver com a intensidade da proteção. O que importa é a película protetora.
  • Em nenhuma hipótese as lentes podem distorcer as imagens ou mudar as cores.
  • Opte por modelos maiores, que cubram bem a área dos olhos.
  • Sempre compre óculos escuros em lojas onde haja garantias atestadas do produto. Óculos baratos podem sair caro.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.