Dica para o sábado: aprenda a saborear uma feijoada sem descuidar da saúde

Segredo é reduzir a quantidade de alguns ingredientes e abrir espaço no prato para verduras e legumes; dicas são do Programa Meu Prato Saudável

sex, 21/06/2013 - 13h14 | Do Portal do Governo

Tempo mais frio é um convite para uma boa feijoada. O prato típico da culinária brasileira com fama de calórico pode, com algumas adaptações, ser saudável. O segredo é reduzir a quantidade de alguns ingredientes e abrir espaço no prato para verduras e legumes.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Segundo a médica Elisabete Almeida, diretora-executiva do Programa Meu Prato Saudável, o prato pode ter ingredientes como linguiça e lombo, mas em quantidades reduzidas e com mais espaço para legumes e verduras, como salada de couve e tomate, que devem ocupar metade do prato.

“A couve contém vitamina C e antioxidantes, que ajudam o sistema de defesa do organismo e tem muita fibra”, lembra a médica. Elisabete também recomenda ferver a linguiça, para reduzir o teor de gordura, e não colocar sal no tempero da feijoada.

Para a outra metade do prato, um quarto deve ser preenchido com arroz, de preferência integral, pois além de carboidrato, é rico em fibras e nutrientes. E no outro quarto do prato, dividir entre o feijão preto, rico em proteína vegetal, e lombo de porco cozido ou assado e linguiça (proteínas animais).

Do Portal do Governo do Estado