Dica de verão: quatro passos para tomar sol com saúde

Evite queimaduras e previna-se do câncer de pele; abuse da água, tome banhos frios após exposição e use roupas apropriadas

qui, 15/11/2018 - 9h15 | Do Portal do Governo

Ficar na praia ou na piscina por mais tempo pode ser muito divertido, mas requer alguns cuidados muito importantes. E você não precisa abrir mão do bronzeado para isso.
Para deixar todo mundo feliz e com saúde, se liga nessas quatro etapas para pegar sol com sucesso:

Filtro solar. Não tem jeito. Tudo começa com o uso do filtro solar. É com ele que você foge de queimaduras e de doenças como o câncer de pele. O uso de chapéu com abas largas e roupas apropriadas também protegem a sua pele.

O horário. Sim, a preocupação com o horário também é fundamental. Especialistas recomendam tomar sol até as 10h e após as 16h. Pois entre as 10h e 16h há uma maior emissão dos chamados raios ultravioletas, os raios responsáveis por causar o câncer de pele.

Água! A água segue como uma grande parceira da nossa saúde de verão a verão. Abuse do consumo de água e de sucos naturais. Ao fim do dia, procure tomar um banho com água fria e utilizar sabonetes neutros. Cremes hidratantes também ajudam neste momento, além das já conhecidas loções pós-sol. Esse cuidado hidrata e protege a sua pele de descamação, mantendo o bronzeado por mais tempo.

Alimentação. A ingestão de alimentos vermelhos e alaranjados, como tomate, cenoura, mamão e morangos, é uma ótima dica para manter o bronzeado e a saúde!

Tudo certo? Então corre pro abraço cheio de calor!