Diagnóstico precoce reduz em 29% casos de câncer de útero

Secretaria oferece ambulatório resolutivo para detectar o problema ainda no início

qua, 22/04/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde fechou levantamento que aponta uma redução de 29,2% dos casos graves de câncer de colo de útero entre os anos de 2003 e 2007. Durante esse período foram registrados 165 casos a menos de câncer em fase avançada.

Em 2007, 399 casos de câncer de colo de útero foram diagnosticados nos estádios III e IV no Estado de São Paulo, enquanto em 2003, os dados mostram que 564 mulheres tiveram a detecção da doença nestas fases. Para os estádios I e II, considerados iniciais, também houve diminuição, de 26,1%. Em 2007 foram 1.153 casos, contra 1.454 em 2003.

Para alcançar os números ideais de redução da doença a Secretaria treina, desde 2005, médicos, enfermeiras e gestores para realizar projetos de implantação do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. O exame deve ser incluído na rotina de atenção à saúde básica das mulheres.

O treinamento é realizado pela Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), órgão da secretaria, que estima já ter orientado cerca de 5 mil profissionais. 

No Hospital e Maternidade Interlagos, unidade da pasta, as mulheres contam também com o projeto “Ações de Prevenção”, que funciona como um ambulatório resolutivo. Em dois anos de projeto 17,3 mil pacientes passaram pelo Ambulatório Resolutivo de Câncer Uterino do Hospital Interlagos e, em 70% dos casos, os exames apresentaram alguma alteração.

Além dos exames, são feitas atividades educativas em grupos de saúde da mulher, com orientações sobre as atitudes de prevenção ao câncer, dicas sobre higiene corporal, prevenção do câncer da mama, Doenças Sexualmente Transmissíveis e HPV, periodicidade dos exames de papanicolaou, entre outros.

Da Secretaria da Saúde