Diagnóstico orienta ações da Virada Social

Primeira reunião com representantes de várias secretarias e da prefeitura foi realizada no último dia 16

qua, 30/07/2008 - 17h22 | Do Portal do Governo

Durante todo o período em que a PM realiza a Operação Saturação, o Governo paulista prepara as ações da Virada Social. “As secretarias e órgãos do Estado estão fazendo o diagnóstico da área, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, a Seads”, explicou Beatriz Graeff, coordenadora da Virada Social na Secretaria da Segurança Pública.

No diagnóstico são identificadas as demandas da região, sobre as quais serão criados os planos de ações integradas de curto, médio e longo prazos. São ações que levam cidadania, saúde, trabalho, educação, lazer, cultura, assistência social, segurança, esporte e revitalização urbana para a região. A Prefeitura de São Paulo também participa da Virada Social.

Na ação realizada em maio do ano passado no Jardim Elisa Maria, por exemplo, o plano de ações incluiu a canalização de córregos, iluminação, asfaltamento e recuperação de ruas, reforma e melhoria de escadões, sinalização, limpeza de bueiros e sarjetas, reformas de escolas e troca de mobiliários escolares, coberturas de quadras esportivas, construção de praças, programa de Frentes de Trabalho, Jornadas da Cidadania, entre outros, além da instalação de um Posto Móvel Comunitário da Polícia Militar na região.

Thaís da Cunha Gomes, especialista em Desenvolvimento Social da Seads, informou que os representantes dos órgãos destacados para participar do diagnóstico fizeram a primeira reunião no último dia 16, na tenda branca montada pela PM. “Com o plano de ação que vamos elaborar o objetivo é superar a vulnerabilidade criminal e social da região“, finalizou Thaís.

Cíntia Cury

(I.P.)