Diadema busca conscientizar homens sobre violência

De caráter preventivo, projeto “Homem Sim, Consciente Também” presta aconselhamento a indivíduos que apresentam traços de agressividade

seg, 07/11/2016 - 16h51 | Do Portal do Governo

Um projeto pioneiro tem feito a diferença na vida de alguns moradores de Diadema, na Grande São Paulo. Denominada “Homem Sim, Consciente Também”, a ação idealizada pela Delegacia de Defesa da Mulher consiste em convidar homens com traços de agressividade para uma reflexão sobre seu comportamento. O projeto tem como proposta impedir um ato mais grave e tem caráter totalmente preventivo.

Por meio de carta-convite ou visita de um policial à residência, o indivíduo é chamado para participar de encontros realizados duas vezes ao mês no município. No total, o projeto prevê até seis reuniões com os participantes com presença de diferentes profissionais, como psicólogo, assistente social, professor de educação física e um representante da área jurídica.

“Temos uma série de profissionais especializados para lidar com a situação”, explica a delegada Renata de Lima de Andrade Cruppi, da DDM de Diadema. “Os homens atendidos não estão respondendo a processos criminais. São casos que ainda não tem perfil extremamente grave. Nosso papel é fazer com que ele enxergue a necessidade de mudanças”, explica Renata.

O projeto conta com diferentes canais para denúncia. Um deles é por meio de boletins de ocorrência que não tiveram continuidade. Ou seja, quando a vítima apenas faz o registro e não adere ao processo. Ainda há a possibilidade de fazer o pedido por e-mail ou telefone. Tanto a mulher como alguém que presencie um ato suspeito pode fazer a solicitação.

Vale ressaltar que o projeto “Homem Sim, Consciente Também” tem caráter totalmente preventivo e não se enquadra nos casos denunciados na Lei Federal Maria da Penha, que regulamenta os casos de violência doméstica – reponsável por punir com maior rigor os agressores.

“Até agora, tivemos aproximadamente 200 participantes. É totalmente voluntário e tivemos casos de homens que pediram para repetir os encontros, quando se sentiram estressados em casa”, revela a delegada.

Ainda segundo ela, desde o início do projeto, no final de 2014, não houve reincidentes. Todos os homens que receberam o convite para participar do projeto compareceram.

SERVIÇO
Denúncia “Homem Sim, Consciente Também” 
Telefone: (11) 4043-2856
hdctmatriz@bol.com.br

Portal do Governo do Estado