Diabetes de pacientes do Hospital do Servidor Estadual serão controlados pela internet

Medidores entregues aos pacientes vão acusar níveis de açúcar no sangue

sáb, 23/11/2013 - 21h32 | Do Portal do Governo

Uma grande novidade para os pacientes diabéticos atendidos no HSPE, Hospital do Servidor Estadual. Eles terão seus níveis de glicemia, açúcar no sangue, monitorados à distância pelos médicos do Serviço de Endocrinologia e Metabologia da unidade. Um aparelho de medição da taxa de glicemia permitirá que o paciente faça o controle em casa, e os médicos irão acompanhar pela Internet.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Se a taxa estiver alta, a recomendação será que o paciente retorne em consulta para ser novamente orientado e entrar em dieta rígida de controle alimentar. O aparelho permitirá maior controle da doença fora do ambiente hospitalar, prevenindo doenças cardiovasculares, insuficiência renal, cegueira, gangrenas e amputações. O programa também irá evitar que os pacientes tenham que ir sempre ao hospital em razão de diabetes descompensada.

A doença, considerada a quarta maior causa de morte do país, é causada pela elevação da glicose no sangue, acima dos níveis considerados normais. Diversas são as complicações desencadeadas pelo diabetes, como infarto, insuficiência renal e perda da visão, dentre outras.

Por meio do serviço, o Iamspe criou o curso de orientação para diabéticos. O programa tem como objetivo auxiliar no tratamento da doença, com informações que ajudam a melhorar o controle da doença, o que reduz complicações agudas e crônicas, e melhorar a qualidade e a sobrevida dos pacientes.

Os cursos acontecem duas vezes por mês, das 8h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5583-7001.

Do Portal do Governo do Estado