‘Dia V’ ultrapassa 343 mil registros de segunda dose da vacina contra COVID-19

Balanço parcial da mobilização deste sábado (2) inclui 265 mil aplicações e 78 mil atualizações da plataforma estadual VaciVida

sáb, 02/10/2021 - 18h49 | Do Portal do Governo

O ‘Dia V’ de vacinação contra COVID-19, realizado neste sábado (2) pelo Governo do Estado de São Paulo com apoio das 645 cidades, contabilizou, até às 17h, 343 mil novos registros de segunda dose. O balanço parcial inclui 265 mil aplicações que permitiram a conclusão de esquemas vacinais, somadas a 78 mil atualizações realizadas pelos municípios na plataforma estadual VaciVida.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Mais de cinco mil pontos de vacinação no estado programaram expediente extra das 7h às 19h neste sábado, com dinâmicas definidas por cada cidade conforme a demanda e rede local. A medida conta com recurso viabilizado pela Secretaria de Estado da Saúde para os profissionais de saúde dos municípios, visando garantir o funcionamento e equipe completa de vacinação nas unidades.

Os municípios também puderam utilizar a data e os recursos para atualizar a plataforma VaciVida, permitindo que a rede registrasse os dados de já vacinados que eventualmente ainda não tinham sido cadastrados no sistema.

“Os resultados preliminares de hoje reiteram a importância destas ações especiais para seguirmos avançando na campanha. Teremos um novo “Dia V” no dia 16 de outubro e, mais uma vez, pedimos à população que aproveite a oportunidade para completar sua vacinação e reforçar a proteção contra a Covid-19”, afirma a coordenadora geral do PEI (Plano Estadual de Imunização), Regiane de Paula.

Estatísticas e orientações referentes aos faltosos

Conforme balanço divulgado nesta semana, 4,3 milhões de pessoas que ainda não compareceram aos postos para receber a segunda dose dentro do prazo adequado. A estatística é a maior já registrada e está relacionada à antecipação do prazo da vacina da Pfizer, com 2,07 milhões de pessoas que precisam concluir esquemas vacinais, com a redução de 12 para 8 semanas no intervalo entre primeira e segunda dose.

Esta medida passou a valer no dia 24 de setembro e recalculou os prazos de todas as pessoas que já tinham recebido a primeira dose. O total de faltosos inclui ainda 1,05 milhões que precisam receber a segunda dose da Coronavac e 1,23 milhões da Astrtazeneca.

Levantamento do Plano Estadual de Imunização (PEI) contra COVID-19 mostra que a estimativa total de faltosos poderia 35% menor se todas as cidades atualizassem a plataforma VaciVida no mesmo dia da aplicação da segunda dose, uma vez que a falta de cadastro em tempo oportuno pelos municípios no sistema impacta na visualização adequada dos dados pelo PEI.

“É a partir dos dados da plataforma que entendemos a real dinâmica da campanha nas 645 cidades. Se esta informação não aparece, pode ser que ainda haja dose em estoque nesse local, ou simplesmente já houve aplicação, mas não há cadastro”, explica a coordenadora do PEI.

Conforme a Resolução SS 59, que normatiza a atualização dos dados da campanha na plataforma VaciVida, os municípios devem reportar tais dados em até 72 horas.