Dia Nacional do Livro: bom motivo para conhecer bibliotecas

As bibliotecas de São Paulo e o Parque Villa Lobos têm atividades para estimular hábito da leitura e atrair pessoas

sáb, 29/10/2016 - 8h32 | Do Portal do Governo

Neste sábado (29) é comemorado o Dia Nacional do Livro e um bom programa para o final de semana é aproveitar para conhecer a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Villa Lobos, administradas pela Secretaria de Estado da Cultura.

Além de possuírem a mesma filosofia de trabalho, ambas são consideradas bibliotecas modelo e se inspiram no formato de “Biblioteca Viva”, também implantado nas bibliotecas de Santiago, no Chile, e de Medelin, na Colômbia.

O modelo segue cinco ideias básicas:

1 – Direcionar o foco nas pessoas, em vez de focar no acervo de livros;
2 – Utilizar tecnologias e mídias como ferramentas para oferecer autonomia do conhecimento;
3 – Transformar as bilbiotecas em “casas da palavra” para aproximar as pessoas da leitura;
4 – Ver as bibliotecas como locais de conexão e de intercâmbio de experiências culturais;
5 – A biblioteca é um espaço livre de desenvolvimento de atividades, para exibição de filmes, espaços de leitura ou estudo, navegar na Internet, jogar, participar de oficinas, entre outras atividades.

O cadastro para acesso ao acervo de livros (informe-se aqui) pode ser utilizado para o empréstimo de livros em ambas as bibliotecas, que fazem parte de um sistema único integrado. As duas bibliotecas desenvolvem programas permanentes.

Transformação
O sonho dos humanistas de derrubar os muros da prisão para abrir as portas do conhecimento se tornou realidade com a demolição da Casa da Detenção, conhecida como Carandiru, e a sua substituição pelo Parque da Juventude, construído pelo Governo do Estado e entregue à população em 2003.

Além da estrutura do parque onde está situada, com 2.400 m2 voltados para a prática de lazer e esporte, a Biblioteca de São Paulo, com seus 4 mil m2 de área, se consolidou como um grande polo de cultura da zona Norte da cidade, atraindo público de perfis bastante diversificados.

Um caso ilustra bem essa caracterísitica. Certa vez, uma moça entrou na biblioteca, olhou admirada para as instalações e perguntou a um senhor se ele sabia que o local já tinha sido a sede do penitenciária do Carandiru. O homem respondeu: “Sei, eu morava aqui naquela época”.

Crianças
Seguindo o mesmo modelo, a Biblioteca Parque Villa Lobos tem como público, principalmente, os frequentadores do parque de mesmo nome, onde está localizada, e moradores das regiões vizinhas, atraídos pelas atrações de cultura e de lazer de baixo custo que o local oferece.

A biblioteca tem média de público de 20 mil pessoas por mês. Recentemente, bateu o recorde de frequentadores em um só dia. Foi em 12 de outubro passado, quando 4.500 pessoas participaram da programação especial do Dia da Criança.

Youtubers
A receita para atrair cada vez mais pessoas está na variada programação, cujo objetivo é atrair os leitores para as bibliotecas. O conceito seguido é o de bibliotecas-modelo.

São promovidos 400 eventos por ano, pelas duas bibliotecas. As iniciativas vão desde encontros de youtubers que propagam o gênero pelas redes sociais, a programas como o “Bebelê”, que consiste na leitura de história para os pequenos, como estímulo para os que os pais leiam histórias para as crianças.

SERVIÇO
Atrações deste fim de semana nas bibliotecas

Biblioteca de São Paulo

Jogos para todos
29/10, das 11h às 13h e das 15h às 15h45
Bebelê
29/10, das 11h às 11h45
Segundas Intenções – Encontro com a escritora Nami Jaffe
29/10, das 11h às 13h
Inscrições pelo email agenda@bsp.org.br
Biblioteca de São Paulo
Avenida Cruzeiro do Sul, 2630, Santana, São Paulo

Biblioteca Parque Villa Lobos
Jogos on-line: jogos em sala equipada com videogames
28/10, no horário da biblioteca
Hora do Conto: contação de histórias da literatura infanto-juvenil
28/10, das 15h às 15h30
Tecnologia Dia a Dia: oficinas de smartphones e redes sociais
Os primeiro passos dentro do universo dos smartphones e como utilizá-los para as redes sociais
28/10, das 15h às 17h
Biblioteca Parque Villa Lobos
Av.Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros

Do Portal do Governo do Estado