Dia Nacional da Pessoa com Deficiência tem atividades na Estação Brás da CPTM

O medalhista de natação do Parapan -Rio Daniel Dias e o ultramaratonista Paulo Almeida participaram da programação

ter, 18/09/2007 - 21h37 | Do Portal do Governo

Na quinta-feira, 20, comemora-se o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, que marca as reivindicações pelo direito pleno de cidadania e participação igualitária na sociedade. Para lembrar a data, das 14h30 às 16h30, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em parceria com a Estação Especial da Lapa e a ADD (Associação Desportiva para Deficientes), promoverá ações esportivas e uma mostra fotográfica no Espaço Cultural CPTM, na Estação Brás.

O publico poderá assistir as apresentações de dança do ventre, com a bailarina Lina Medeiros, da ADD, de street dance (dança de rua) e do coral da terceira idade. Complementando a programação, serão ministradas atividades esportivas com o objetivo de aprimorar a capacidade motora e física, aumentar a auto-estima e estimular uma melhor relação familiar e social das pessoas com deficiência. Outro destaque será a presença dos atletas Daniel Dias e Paulo Almeida.

O nadador Daniel Dias participou dos Jogos Parapan-americanos e trouxe oito medalhas de ouro em oito provas. No início desse ano, ele bateu dois recordes mundiais e cinco parapan-americanos no Mundial Paraolímpico de Natação em Durban, na África do Sul. O esportista dará seu depoimento e será homenageado pela CPTM.

Já o ultramaratonista Paulo Almeida, que corre utilizando prótese, é tri-campeão da maratona de Nova York, vencedor das maratonas de Chicago e da Disney. Além disso, é o único atleta, com prótese, que participa da ultramaratona da África do Sul. No Brasil, é medalhista de ouro nas maratonas de São Paulo e Rio de Janeiro.

A mostra fotográfica reúne fotos de acervo da CPTM e das estações, mostrando as ações que a companhia implementa no sentido de melhorar a acessibilidade para os usuários.

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A data é comemorada desde 1982, quando foi instituída em encontro nacional, da qual participaram várias entidades que atuam na área de deficiência pelo país. O dia foi escolhido pela proximidade com a primavera e o Dia da Árvore, em alusão ao nascimento da luta por igualdade de condições.

Acessibilidade na CPTM

Desde dezembro de 2004, a CPTM vem adequando seu sistema, seguindo o “Plano de Adaptação às Exigências de Acessibilidade do Sistema Existente”. O objetivo é tornar o serviço totalmente acessível às pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida em dez anos. Esse plano traça a estratégia para transformar um sistema centenário, usado originalmente para movimentação de carga, em uma moderna rede de transportes metropolitano de passageiros integrada a outros modais. As oito novas estações que serão entregues pela CPTM até o primeiro trimestre de 2008 contam com todos os itens de acessibilidade, tais como elevadores, rampas, banheiros exclusivos, piso tátil, entre outros.

PROGRAMAÇÃO

14h30 – Abertura do evento.

14h40 – Apresentação dos usuários da Estação Especial da Lapa (dança contemporânea “Flower Power”, com pot-pourri de Pink Floyd).

15h00 – Apresentação de atleta da ADD – Associação Desportiva para Deficientes, com o ultramaratonista, Paulo de Almeida (demonstração na esteira).

15h10 – Depoimento do medalhista de natação Daniel Dias, que participou do Parapan-americano. Homenagem da CPTM ao atleta.

15h20 – Apresentação de Dança do Ventre – Bailarina Lina Medeiros (ADD).

15h40 – Apresentação do Coral de 3ª Idade.

16h00 – Encerramento

SERVIÇO

Estação Brás – Espaço Cultural CPTM

End.: Praça Agente Cícero, s/nº – Brás

Dia: 20/09, quinta-feira, das 14h30 às 16h30

Grátis para usuários da CPTM e R$ 2,30 para público externo.

Da CPTM

(I.P.)