Dia Mundial Sem Tabaco: saiba mais sobre as problemáticas do cigarro

A diretora do Cratod comenta a dificuldade em reduzir esse vício da sociedade

qui, 31/05/2012 - 17h54 | Do Portal do Governo

Não é só no Dia Mundial sem Tabaco que o Governo de São Paulo oferece alternativas aos fumantes que desejam largar o vício. Quem quiser parar de fumar conta com diversas programas. A diretora do Programa de Atenção ao Tabagista do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), Ivone Charran, afirma que “em São Paulo, o Cratod assume a coordenação dos atendimentos e encaminha o fumante que deseja ajuda em largar o vício para atendimento no local mais próximo de sua moradia”.

De acordo com Ivone, o cigarro é fator de risco para mais de 50 doenças e a maior causa de mortes que poderiam ser evitadas. Mesmo que sejam tão conhecidas as doenças pulmonares e diversos tipos de câncer que podemsurgir nos pulmões, língua, traqueia, estômago, bexiga, útero, seio e próstata, o número de fumantes entre os jovens não diminuiu. “São muitos atrativos: cigarro com sabor, narguilé, cigarros nos postos de venda junto com as balas, tudo isso é um chamariz”, afirma Ivone.

A nicotina é uma droga muito poderosa, e a dependência física existe, mas o Cratod também tem um forte trabalho na parte psicológica e emocional do tabagista. “A dependência física e psicológica são muito interligadas, porque o fumante começa normalmente antes dos 19 anos e não se conhece nesta idade, ainda está aprendendo a se relacionar com as pessoas, então ele confunde o que é dele com o quê a nicotina provoca. Ela acha que só vai ficar alegre, só vai conseguir conversar com as pessoas ou reagir a certas situações se fumar um cigarro. O nosso trabalho é para que a pessoa consiga descontruir isso, que muitas vezes, se passou pelos últimos 40 anos”, conclui a diretora do Cratod, com um depoimento que deve servir de reflexão para muita gente. 

 

Serviço

Cratod
Endereço: Rua Prates, 165, Bom Retiro – São Paulo-SP
Telefone: (11) 3329-4455
Serviço gratuito

 


Do Portal do Governo do Estado