Dia Mundial Sem Tabaco alerta para malefícios do tabagismo

Data estimula fumantes a deixarem o cigarro. O Governo do Estado oferece alternativas àqueles que desejam largar o vício, por meio do Cratod

qui, 15/05/2014 - 17h19 | Do Portal do Governo

No próximo dia 31 de Maio é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para alertar a população sobre os malefícios do cigarro, responsável por 23 mortes a cada hora e mais de 5 milhões de mortes por ano, segundo a própria OMS. Além do câncer, doenças geralmente não relacionadas ao tabagismo, também podem ser causadas pelo uso de cigarro, entre elas a psoríase, a catarata e a menopausa precoce.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Considerado fator de risco para mais de 50 doenças e a maior causa de morte evitável, o tabagismo atinge cerca de 1,3 bilhão de pessoas no mundo, sendo 25 milhões somente no Brasil. Todos os dias, são consumidos 15 bilhões de cigarros. O consumo é considerado pelos médicos uma doença gravíssima e os efeitos à saúde são perceptíveis tanto nos fumantes ativos quanto nos fumantes passivos, que são aqueles que inalam a fumaça ambiente.

A decisão de parar de fumar deve ser acompanhada também de uma mudança de hábito do indivíduo. Ele deve estar consciente dos sintomas causados pela abstinência, entre eles a irritabilidade, ansiedade, sonolência e inquietação. O tratamento envolve o combate químico contra a nicotina e um acompanhamento psicológico e de condicionamento físico do paciente.

No Estado de São Paulo são oferecidas alternativas aos fumantes que desejam largar o vício. Os interessados podem participar de diversos programas oferecidos pelo Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), instituição do Governo do Estado. Acesse o site do Centro de Referência para mais informações.

Do Portal do Governo do Estado