Dia Mundial do Meio Ambiente terá atividades gratuitas e anúncios importantes

Evento, realizado neste domingo (5), celebra também os 30 anos de criação da Secretaria do Meio Ambiente; Programe-se!

sáb, 04/06/2016 - 8h22 | Do Portal do Governo

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho, o Sistema Ambiental Paulista (AmbienteSP) fará anúncios importantes no Estado de São Paulo. As novidades serão anunciadas no Jardim Botânico, às 10h, e contará com a presença da secretária estadual do Meio Ambiente Patrícia Iglecias, além de várias atividades preparadas pelos órgãos do AmbienteSP.

O evento também celebra os 30 anos da criação da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e apresentará homenagens a personalidades que contribuíram com a educação, a preservação e a recuperação ambiental do Estado, como a entrega do Prêmio João Pedro Cardoso.

Entre os anúncios importantes, se destacam a assinatura da Resolução que institui o Projeto de Pagamento por Serviços Ambientais para Áreas de Soltura e Monitoramento de Fauna Silvestre (PSA ASMF). A normativa objetiva incentivar a preservação e a recuperação de florestas nativas, no âmbito do Programa de Remanescentes Florestais.

Outro anúncio é o lançamento atualizado da Lista Oficial das Espécies da Flora Ameaçada do Estado de São Paulo. A grande novidade foi a inclusão de espécies do grupo das briófitas popularmente conhecidas como musgos, com 76 espécies ameaçadas, em um total estimado de 900 espécies para o Estado de São Paulo. As alterações nos números de espécies ameaçadas devem-se, principalmente, ao aumento do conhecimento científico sobre nossa flora nos últimos 12 anos. Muitas das variedades incluídas nas duas últimas listas foram descritas como novas apenas em anos recentes, ou seja, sequer sabia-se da existência delas quando a primeira lista foi elaborada em 2004.

Será lançado, ainda, um novo Mapa de Vulnerabilidade de áreas urbanas de uso residencial, comercial e serviços a eventos geodinâmicos do Estado de São Paulo. As informações contidas servirão para subsidiar políticas de desenvolvimento socioeconômico e de redução de risco de eventos geodinâmicos e prevenção de desastres. Trata-se de um diagnóstico inédito e atualizado, incorporando também indicadores de saneamento ambiental.

Também serão entregues para a Polícia Militar Ambiental as chaves de novas 10 caminhonetes e oito motos, devidamente aparelhadas, que vão reforçar os trabalhos de fiscalização efetivados pela Corporação. Os recursos provêm da série de exigências para a mitigação dos impactos ambientais feitas no processo de licenciamento ambiental do Rodoanel Trecho Norte (São Paulo/Guarulhos/Arujá).

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), complementando o disposto nas políticas nacional e estadual de resíduos sólidos, fixou as regras e condições para o licenciamento ambiental de estabelecimentos envolvidos no sistema de logística reversa e para a dispensa do Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental – CADRI.  A norma aprovada pela diretoria estabelece as diretrizes para o gerenciamento de resíduos pós-consumo de equipamentos eletrônicos.

Acesse aqui a programação completa de todas as atividades em homenagem ao Dia do Meio Ambiente

SERVIÇO
Atividades gratuitas e anúncios no Dia Mundial do Meio Ambiente
Domingo, 5 de junho
Jardim Botânico de São Paulo
Av. Miguel Stéfano, 3.687- Água Funda – São Paulo-SP
Entrada gratuita neste dia (estacionamento pago)

Do Portal do Governo do Estado