Dia Mundial da Atividade Física terá caminhada para 15 mil

A Secretaria de Estado da Saúde prepara um grande evento para domingo, 6, a partir das 9 horas. Mais de 15 mil pessoas devem se reunir no Masp, na Avenida […]

sáb, 05/04/2008 - 17h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde prepara um grande evento para domingo, 6, a partir das 9 horas. Mais de 15 mil pessoas devem se reunir no Masp, na Avenida Paulista, para a grande caminhada em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física.

Realizado pelo programa estadual Agita São Paulo, referência para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o objetivo do evento é incentivar a prática de atividades físicas. Quem comparecer ao local receberá gratuitamente um kit para a caminhada contendo uma camiseta, uma garrafa d´água e uma bexiga.

Com o tema “Rompendo Barreiras para a Atividade Física”, a concentração para a grande caminhada será na Praça Geremias Lunardelli, atrás do Masp, a partir das 8h, com saída está programada para as 9h. Todos os participantes serão acompanhados durante todo o percurso por três trios elétricos que chamarão a população a se juntar ao grupo.

A caminhada termina na Assembléia Legislativa, onde as atividades continuarão por mais uma hora, com uma sessão de ginástica. “As pessoas precisam se conscientizar que realizar qualquer tipo de atividade física já é muito importante para saúde. Um pequeno esforço hoje pode significar uma melhor qualidade física amanhã”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Ações pelo Estado

A Secretaria também promove, em parceria com as prefeituras, ações de incentivo à atividade física. Em diversas cidades do Estado acontecem eventos para sensibilizar a população para a importância da adoção de um estilo de vida mais ativo.

Entre as atividades estão caminhadas, aulas de ginástica, palestras, alongamento, aferição de pressão arterial e avaliação com nutricionistas. Em todos os eventos, a participação da população é gratuita.

Agita no Mundo

Neste ano, o Agita Mundo estará promovendo no domingo, ações no México, Argentina, Equador, Peru, Colômbia, Costa Rica, Uruguai, Chile, Venezuela e Estados Unidos, organizando principalmente a grande caminhada em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física.

O Programa Agita São Paulo é o responsável por coordenar a celebração deste evento em todo mundo. Nos últimos anos, foram realizados aproximadamente 6.000 atividades em diversos países. Só em 2006, ocorreram mais de 2.200 eventos, nos cinco continentes, envolvendo milhões de pessoas.

Mais informações estão disponíveis no site www.agitamundo.org

Relação de municípios com atividades do Agita SP

– São Paulo
– Santa Cruz da Conceição
– Piracicaba
– Americana
– Sertãozinho
– Ribeirão Preto
– Orlândia
– Itapeva
– Ilha Comprida
– Santos
– Barretos
– Ribeirão Bonito
– Registro
– Presidente Prudente
– Campinas
– Guararapes
– Arandu

Secretaria da Saúde

(M.S.)