Dia do Trabalho: programas do Governo de SP oferecem 60 mil vagas para jovens

Empresas do setor privado estimam até agora mais de 6 mil postos entre empregos diretos, indiretos e temporários

seg, 01/05/2023 - 11h30 | Do Portal do Governo

Para auxiliar a população em busca de uma oportunidade de emprego ou qualificação para o mercado de trabalho, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, oferece programas com foco na empregabilidade e qualificação profissional.

Neste Dia do Trabalho, saiba mais sobre o Qualifica SP, Jovem Aprendiz Paulista, os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) e as oportunidades no setor privado.

Qualifica SP

Com o objetivo de atender a demanda de mercado e oferecer capacitação técnica à população que tenha interesse em ingressar na área de tecnologia da informação, o governo lançou em março o “qualifica SP”.

O programa está com 123 mil vagas em cursos gratuitos em parceria com a iniciativa privada em todo o estado. Ao final dos estudos, os concluintes ainda terão a chance de concorrer a vagas de trabalho e estágio em empresas do segmento.

Ao todo, há 7 mil vagas exclusivas destinadas para pessoas com deficiência, 58 mil para mulheres e 58 mil para homens. Dentro deste quadro, o público negro tem prioridade.

Os cursos possuem carga horária que varia entre 140 e 360 horas. Para se inscrever, basta acessar o site desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/programas/qualificasp/.

Jovem Aprendiz Paulista

Lançado na última quarta-feira (26) pelo governador Tarcísio de Freitas, o programa Jovem Aprendiz Paulista, iniciativa inédita da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a pasta de Projetos Estratégicos, oferece aos jovens de 14 a 18 anos a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho atuando em micro e pequenas empresas.

Ao todo, são 60 mil vagas para estudantes da rede pública estadual de ensino. Aos jovens, é um caminho para o primeiro emprego, com contrato e registro em carteira profissional que pode chegar a até 24 meses. São quatro dias de trabalho, em jornada que pode ser de 4 a 6 horas diárias, e um dia exclusivo de capacitação online.

Como requisito, o interessado precisa estar regularmente matriculado na rede de ensino, o que combate diretamente a evasão escolar.

Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs)

Uma das portas de entrada para pessoas que buscam uma oportunidade no Estado de SP são os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs). Somente neste ano, de janeiro a março, já foram ofertadas 56.695 vagas de emprego, um aumento de 9,19% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Por dia, são oferecidas, em média, 8 mil oportunidades nas mais diferentes áreas de atuação distribuídas em todas as regiões do estado. São mais de 8 mil vagas disponíveis em todo o estado.

Setor Privado

As oportunidades de postos de trabalho também são expressivas no setor privado.
Desde janeiro oito empresas anunciaram investimentos no estado e esperam gerar mais de 6 mil empregos. A expectativa é de 3500 empregos diretos e 500 indiretos. Há ainda outras 2 mil vagas temporárias. Cidades das Regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e do Vale do Paraíba e Litoral Norte estão entre as beneficiadas.