Dia do Motociclista: Detran.SP traz dicas para trânsito melhor

Estado tem 5,5 milhões de motos registradas e motociclistas representam mais de 30% das vítimas fatais em acidentes de trânsito

qui, 27/07/2017 - 18h57 | Do Portal do Governo

Uma pesquisa do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) aponta que existem 8,5 milhões de condutores habilitados para pilotar moto no Estado. Como curiosidade, esse volume é maior que a população de países inteiros, como Israel, Suíça ou Dinamarca.

A quantidade de motos registradas em São Paulo, atualmente em 5,5 milhões, corresponde a 20% da frota total de veículos, que é de 28,7 milhões. Um número tão expressivo automaticamente se reflete também nos riscos a que está exposto esse grupo, o mais vulnerável entre os que compõem o trânsito. Isso acontece porque a moto deixa o corpo mais exposto e mais suscetível a sofrer com o impacto em caso de acidente.

De acordo com levantamento feito pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo do Estado de São Paulo que atua para reduzir pela metade o número de fatalidades no trânsito até 2020, entre 2014 e 2017, houve um aumento de 30% de vítimas fatais provenientes de acidentes com motos. Mais de 85% das vítimas são homens, e mais de 65% com idade entre 18 e 39 anos. A maioria dos óbitos (60%) ocorreu em vias municipais (no perímetro urbano).

Para celebrar o Dia do Motociclista, comemorado nesta quinta-feira (27) em todo o Brasil, e reforçar a importância de se dirigir de forma prudente, respeitando as leis de trânsito e, principalmente, a vida, o Detran.SP oferece algumas dicas e orientações que podem melhorar o trânsito, evitar acidentes, multas e aborrecimentos

Confira abaixo:

1- Use capacete, calçados e vestimenta adequados. Em caso de acidente, eles podem ser a diferença entre um susto ou um ferimento grave. Antes de iniciar o trajeto, é importante checar se o capacete está devidamente fixado à cabeça, preso ao queixo por meio da cinta e com a viseira abaixada. Sempre que receber forte impacto ou estiver com a altura da espessura da espuma do forro interno diminuída, o que compromete a proteção, o capacete deve ser trocado.

2- Respeite o limite de velocidade da via. Adotar uma velocidade adequada ao trânsito local evita aborrecimentos e tragédias. Em hipótese alguma ultrapasse o limite indicado. Em locais com maior concentração de pedestres e ciclistas, reduza a velocidade.

3- Nada de beber e dirigir. O álcool prejudica os reflexos e a coordenação.

4- Preste atenção no trânsito e não no celular. O aparelho desvia a atenção e tira a capacidade de reagir rapidamente no trânsito, se necessário. Não deve ser utilizado nem em movimento ou em breves paradas, como em semáforos e pedágios.

5- Utilize a seta sem medo. No trânsito, é muito importante ver e se manter visível. Por isso, o motociclista também deve sinalizar seu deslocamento com antecedência para os demais motoristas e pedestres.

6- Faça ultrapassagem do jeito correto. Colisões laterais e frontais são comuns e podem causar acidentes com fatalidades e vítimas graves. A regra vale para todos: a ultrapassagem de outro veículo em movimento deve ser feita em locais permitidos pela sinalização e sempre pela esquerda, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver na faixa apropriada e sinalizando o propósito de entrar à esquerda.

7- Se a vaga para estacionar é preferencial, respeite.

8- Nunca pare na faixa de pedestres e, ao se aproximar de uma, reduza sempre a velocidade, principalmente nos locais de travessias sem semáforo ou de grande concentração de pessoas, como escolas, hospitais e terminas de ônibus, trens e metrô.

9- O motociclista deve estar sentado sobre o veículo para pilotá-lo. Não é permitido descer e empurrar a moto para se deslocar a um destino.

10- A buzina não deve ser utilizada de forma prolongada e a qualquer pretexto. É importante usar apenas em situações necessárias para advertir pedestres e condutores de outros veículos, como em caso de acidentes, dando um simples toque.