Dia do Desafio: 3 mil pessoas participam de atividades em estações da CPTM

Evento acontece

sex, 01/06/2007 - 15h56 | Do Portal do Governo

O Dia do Desafio na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) envolveu no último dia 30 mais de 3 mil pessoas nas inúmeras atividades promovidas nas estações Ipiranga, Pinheiros, Hebraica Rebouças, Julio Prestes e Brás. Um número dez vezes maior que os 300 participantes computados em 2006.

A concentração maior ocorreu na Estação Brás, onde 2 mil pessoas fizeram aulas de alongamento, capoeira, danças de salão e country, além de assistirem performances de bicicletas, apresentações de cães guias, coral e o show de encerramento com a Banda Zambow, que não deixou ninguém parado.

De acordo com os dados divulgados pelo Sesc São Paulo, que coordena o evento nas Américas, a capital paulista venceu a desafiante Tijuana (México). A competição simbólica leva em conta a porcentagem de participantes do evento e não o número de habitantes. Sendo assim, São Paulo mobilizou 2 milhões dos cerca de 10,5 milhões de moradores, ou 19,36% da população, contra a cidade mexicana, que tem 2 milhões de habitantes e envolveu 130 mil pessoas, totalizando 6,5%. 

Histórico

Driblar a inatividade é o objetivo do Dia do Desafio, movimento mundial de incentivo à prática de exercícios físicos, em busca da saúde e bem-estar. A CPTM, mais uma vez, aderiu à campanha, que é coordenada pelo SESC São Paulo, nas Américas, e nesta 12ª. edição teve como tema

Esporte por uma comunidade ativa.  Em 2006, o evento mobilizou aproximadamente 50 milhões de pessoas no Continente Americano, com o envolvimento de 24 países e quase 3 mil cidades inscritas. A proposta da campanha é fazer com que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem qualquer tipo de atividade físico-esportiva.

O Dia do Desafio é realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. Foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA). A primeira edição aconteceu em 1995 e desde então o SESC São Paulo está à frente da organização do evento nas Américas.