Dia do Agricultor reúne cerca de mil pessoas em Santa Cruz da Conceição

Evento realizado em 29 de junho, na cidade do interior paulista, teve participação de representantes de municípios da região

qui, 05/07/2018 - 20h21 | Do Portal do Governo

Realizado em 29 de junho pelas Regionais da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), a 6ª edição do Dia do Agricultor, oficialmente comemorado em 28 de julho, contou com a presença de aproximadamente mil participantes. Idealizado pela Cati Regional Limeira, o evento foi promovido na cidade de Santa Cruz da Conceição pelo segundo ano consecutivo.

Produtores, autoridades e convidados participaram das atividades no Centro de Lazer do Trabalhador. A programação apresentou homenagens, exposição de produtos da agricultura regional, máquinas e equipamentos de empresas parceiras ligadas ao setor agropecuário e um almoço para representantes dos 14 municípios que pertencem à esfera de atuação da Regional.

Idealizador do evento, o ex-diretor da Cati Regional Limeira, Carlos Tessari Haberman, comemorou a importância do evento para o calendário agropecuário da região. “Desde a primeira edição, nosso objetivo foi festejar o agricultor e sua missão de vida, que é produzir alimentos. Apesar da aposentadoria recente, faço questão de continuar na coordenação, pois posso mostrar a minha gratidão aos que foram foco do meu trabalho de mais de 40 anos como extensionista da Cati”, ressalta o engenheiro agrônomo, que foi homenageado durante a festa.

Relevância

A prefeita de Santa Cruz da Conceição, Patrícia Capodifoglio Landgraf, destacou a relevância da agricultura para o município, setor com fonte de geração de emprego e renda importante. “É preciso celebrar o agricultor sempre, pois são os braços fortes da agricultura que movem não apenas o nosso município, mas o Estado e o Brasil. O evento proporcionou aos presentes mais conhecimento sobre o agronegócio e a produção, principalmente familiar”, avalia a prefeita.

“Celebrar o Dia do Agricultor é reconhecer as pessoas que levantam muitas vezes antes do sol nascer para trabalhar diariamente a terra, para que possamos ter alimentos e outros produtos tão importantes como energia e roupas, cuja matéria-prima vem do campo”, afirma o coordenador da Cati, João Brunelli Júnior. “Comemoramos a nossa própria existência como instituição, pois nossos programas, ações e projetos desenvolvidos, por meio de 40 regionais e 595 Casas da Agricultura, são direcionados aos pequenos e médios agricultores que necessitam de apoio ao desenvolvimento sustentável de suas atividades”, acrescenta.

Avanços

João Brunelli Júnior também ressaltou os avanços conquistados por produtores da região beneficiados pelo Projeto Microbacias II, do Governo do Estado. Na avaliação do diretor da Cati Regional Limeira, Marcos Amici Jorge, o evento marcou o trabalho que a instituição tem feito na região de resgate da produção familiar na região, com sua maior área cultivada com cana-de-açúcar.

“Temos realizado diversas ações de extensão rural e assistência técnica nos municípios, com objetivo de fortalecer a agricultura familiar e a produção de alimentos. Em alguns, o Projeto Microbacias II tem sido um excelente instrumento nesse sentido, promovendo a agregação de valor à produção, gerando renda e abrindo novos mercados”, destaca Marcos Amici Jorge. “As políticas públicas de aquisição de alimentos, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar também têm sido muito importantes”, acrescenta.