Dia do agricultor discute como aliar agricultura e proteção dos recursos naturais

Programação prevê debate sobre conservação dos recursos hídricos no meio rural e mesas redondas sobre experiências socioambientais, cobrança pelo uso da água no setor rural e pagamento por serviços ambientais

ter, 27/07/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

Será realizado nesta quarta-feira, 28, em Campinas, um workshop sobre água, agricultura e meio ambiente no século XXI. A programação prevê debate sobre conservação dos recursos hídricos no meio rural e mesas redondas sobre experiências socioambientais, cobrança pelo uso da água no setor rural e pagamento por serviços ambientais. O objetivo é aliar a importante função do agricultor, como produtor de alimentos e matérias-primas, com a proteção dos recursos naturais. O evento é destinado a pesquisadores, profissionais do setor, estudantes e outros interessados no assunto.

O pesquisador Eduardo Pires Castanho Filho, do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e o deputado Aldo Rebelo, relator da Comissão Especial do Código Florestal também estarão presentes no encontro. Rebelo vai falar sobre “Aspectos legais sobre a conservação dos recursos naturais no meio rural” e Castanho vai abordar o tema “Agricultura e recursos naturais”.

O workshop é realizado pelas Câmaras Técnicas de Uso e Conservação de Água no Meio Rural (CT-Rural), de Proteção e Conservação dos Recursos Naturais (CT-RN) e de Educação Ambiental (CT-EA) dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Conta ainda com o apoio do Ceasa Campinas, Veiling Holambra, Sindicato Rural de Campinas e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

O evento será realizado no anfiteatro da Cati.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento