Dia do agricultor: ações e boas perspectivas para o produtor

Secretaria de Agricultura prepara uma série de eventos; confira

sáb, 28/07/2007 - 10h35 | Do Portal do Governo

Neste dia 28 de julho comemora-se o Dia do Agricultor. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento realiza uma série de eventos, seminários e apresenta seus projetos e ações para o desenvolvimento da agricultura paulista. A programação inclui a participação na Agrifam (Feira Estadual da Agricultura Familiar e do Trabalhador Rural), de 02 a 05 de agosto, em Agudos. As perspectivas de safra para o ano agrícola iniciado também são das melhores. 

Durante esta semana, tivemos em três regiões diferentes do Estado – Campinas, São José do Rio Preto e Ourinhos, respectivamente dias 24, 25 e 26, o Seminário de Políticas Públicas de Crédito e Seguro Rural. Com a participação de representantes de sindicatos, cooperativas, técnicos da Secretaria, lideranças de produtores rurais familiares em palestras sobre as linhas de crédito e a subvenção do seguro rural oferecidos pelo FEAP – Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, órgão da Secretaria de Agricultura. Destaque também para as ações do Pronaf em São Paulo na área de financiamentos, seguro e programas de garantia de preços para a agricultura familiar. Os eventos foram realizados em parceria pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, através da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), e pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário. 

Na Agrifam 2007, a Secretaria coloca à disposição do produtor R$ 5 milhões em recursos dentro do FEAP com 27 linhas de financiamento. Destaques: ações do Programa de Microbacias, reproduzidas na maquete viva de uma microbacia. No sítio-modelo, a CATI, através de seu Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes, apresenta áreas de cultivo com alternativas ao produtor na linha do desenvolvimento sustentável com experiências em culturas para fabricação de biodiesel, com demonstrações de experimentos em tratores. A Codeagro reproduz o trabalho de agricultura em ambiente protegido e os institutos de pesquisa mostram as principais variedades e projetos voltados ao pequeno produtor. Os trabalhos de sanidade da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e a recuperação de estradas rurais pelo Programa Melhor Caminho desenvolvido pela Codasp também estarão expostos. 

PERSPECTIVAS DE SAFRA – Para o secretário de agricultura João Sampaio, o agricultor vai ter uma boa remuneração nesta safra, num processo de recuperação já iniciado na colheita passada. “Os preços de grãos voltam ao seu patamar, como a soja e o milho, o preço da arroba do boi também em franca recuperação e a cana continua a remunerar o produtor. Nesta perspectiva, o agricultor tem o que comemorar depois de safras que deixaram a desejar na rentabilidade”.  

No entanto, ele acredita que o setor poderia estar ainda melhor não fosse o câmbio, que influencia nos preços dos principais grãos e afeta o bolso do produtor. “Por isto, a importância da diversificação dentro da propriedade, a integração de culturas e a gestão moderna para que se obtenha ganhos de atividades variadas com rentabilidade também diferentes”.

Da Secretaria da Agricultura