Dia de campo de feijão enfoca combate às doenças

Evento ocorre em Capão Bonito, maior região produtora de SP

ter, 17/03/2009 - 18h06 | Do Portal do Governo

Acontece nos dias 18 e 19 de março, em Capão Bonito, Sudoeste Paulista, maior região produtora de feijão do estado de São Paulo, o 24º Dia de Campo de Feijão, organizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento por meio do Instituto Agronômico (IAC/Apta) e Pólo Regional do Sudoeste Paulista/Apta.

A região, que é palco da maior parte dos experimentos da Secretaria na área de variedades de feijão, terá seu enfoque neste Dia de Campo no combate às principais pragas do feijoeiro. No primeiro dia do evento, serão abordados temas como o manejo da antracnose; controle da mosca branca; sistema de produção de feijão para a região Sudoeste; e tratamento via sementes para o feijoeiro (inoculantes e produtos químicos e biológicos). Já no segundo dia, serão tratados os seguintes assuntos: implicações do mofo branco; nutrição foliar do feijoeiro; e, na área de mercado, perspectivas para a cultura.

Entre os palestrantes, está prevista a presença de pesquisadores do IAC, da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais). Por sua vez, técnicos de empresas que atuam no agronegócio vão apresentar os avanços tecnológicos no setor.

A história do feijão e, principalmente do feijão carioca, se confunde com a história do IAC, criador desta variedade e de outras dezenas já lançadas neste tradicional Dia de Campo, que reúne cerca de 800 produtores anualmente. Segundo a coordenação do evento, no campo de experimento, agricultores, engenheiros agrônomos, professores e estudantes universitários, bem como outros profissionais da cadeia de produção, vão verificar a tecnologia aplicada nos feijoeiros (pulverizações, adubação, cultura de cobertura e manejo).

O Estado de São Paulo e a Região Sudoeste são tradicionais no plantio de feijão, que em algumas áreas (irrigadas) totaliza até quatro safras por ano. Além disto, o Estado também possui o maior mercado consumidor do país.

Serviço

24º Dia de Campo de Feijão
Data: dias 18 e 19 de março de 2009, às 8h30
Local: Pólo Regional do Sudoeste Paulista/APTA – Rodovia Sebastião Ferraz de Camargo, Km 232 – Capão Bonito – SP
Informações: (19) 3231-5422, ramal 129

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento