Dia das Mães: Ipem reprova 12% dos produtos de beleza

Produtos de diversas marcas têm incoerência de quantidade em relação à descrita na embalagem

sex, 09/05/2008 - 9h16 | Do Portal do Governo

Oito laboratórios do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) analisaram a quantidade existente nas embalagens de 67 lotes de produtos de higiene e beleza femininos. Os artigos foram coletados em importadoras e lojas especializadas do Estado.

Chamada de Operação Dia das Mães, a análise ocorreu no dia 5 de maio, e reprovou oito dos 67 lotes avaliados (11,94%). Metade dos produtos, na média das amostras, teve incoerência da quantidade em relação à descrição da embalagem. Tais resultados foram obtidos por 14 técnicos do Núcleo de Fiscalização de Pré-medidos do Instituto.

O maior erro médio ocorreu no laboratório da capital paulista, que verificou 27 lotes de diferentes marcas de perfumes e colônias. As cinco amostras analisadas do perfume em spray DKNY, importado pela empresa Elca Cosméticos Ltda., de 30 ml, estavam em média 4 ml (13,33%) abaixo do indicado na embalagem.

Além disso, as equipes desse laboratório encontraram desacordo em nove amostras da água de toalete em spray Top Model, de 100 ml, distribuído pela empresa Indústria e Comércio Quimetal S/A. Faltavam, em média, 3,4 ml (3,4%) em cada frasco.

Água aprovada – As amostras das demais marcas, listadas a seguir, foram aprovadas nas análises do laboratório de pré-medidos da capital: Phebo, Liberté de Cacharel, Hugo Boss, Glow After Dark, Cinema Yves Saint Laurent, Johnson’s, Animale, 212 Sexy, Au Thé Rouge Bulgari, Kanitz, Anantha, Givenchy Amarige, J’adore Dior, Alma das Flores, Egeo, Adidas, Pure Purple, Habitus Phytoderm, Imortal Leve, Giovannessence e Frescor, Biografia, Sr. N, Petty Blue, Sensual.

O laboratório de Presidente Prudente analisou seis marcas de cremes e hidratantes para tratamento dos pés e a única reprovação ocorreu em 13 amostras do cosmético hidratante para os pés Vita A, da Pinhame Indústria e Comércio Ltda. Nos frascos de 55 gramas, faltavam, em média, 4,4 gramas (8%) em cada um.

Seis marcas de cremes para tratamento das mãos foram analisadas pelo laboratório de São Carlos. Houve duas reprovações. As sete amostras avaliadas do creme para mãos e corpo, com silicone, da marca Bio Acqua, da Bio Acqua Indústria e Comércio Ltda., de 250 gramas, estavam, em média, 4,6 gramas (1,84%) abaixo do indicado na embalagem.

Ainda no laboratório de São Carlos foi constatada a falta de 2,17 gramas numa embalagem, dentre as 14 fiscalizadas, do creme para as mãos com óleo de girassol Risqué Tratamento Niasi, da empresa Niasi S/A, cujo conteúdo nominal é de 80 gramas.

Prazos e penas

– Em Bauru, na verificação de seis marcas de cremes e adstringentes faciais, foram encontrados erros individuais, como a falta de 5 ml em uma embalagem de 90 ml do adstringente natural para limpeza da pele da marca Beira Alta, da empresa Beira Alta Indústria e Comércio Ltda. Os técnicos também detectaram a falta de 17 gramas no Creme Hidratante Nutritivo Facial Leite de Rosas (para pele seca), da LR Cia. Brasileira de Produtos de Higiene e Toucador, num pote cuja embalagem anuncia 50 gramas.

Por último, no laboratório de São José dos Campos, das seis marcas de produtos para tratamento dos cabelos pesquisadas, apenas a máscara capilar Gota Dourada, da empresa J. F. Indústria e Comércio Ltda. foi reprovada, por ter 27 gramas a menos do produto, numa embalagem de um quilo.

Os laboratórios de Campinas e Ribeirão Preto examinaram respectivamente seis marcas de artigos para o corpo (lavanda, emulsão hidratante e loção) e tintura para cabelo. Todos foram aprovados. As equipes do laboratório de São José do Rio Preto examinaram quatro lotes de três marcas de maquiagem com 100% de aprovação.

O Ipem-SP, autarquia da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, autua as empresas irregulares, tanto no critério individual, quanto por reprovação na média porcentual. Devem retirar os lotes de produtos defeituosos do ponto de venda. Há um prazo dez dias para apresentação de defesa junto à superintendência do instituto.

Após esse período, ocorrerá análise jurídica e administrativa para aplicação de penalidade administrativa, que varia de R$ 100,00 ao pagamento de multas de até R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

Do Ipem-SP

(M.C.)