Dia das Crianças: Procon-SP detecta diferença de preço nos produtos

Órgão orienta consumidor a avaliar preço, idade, interesse e habilidade da criança e recomenda a opção por brinquedos educativos

sex, 07/10/2016 - 13h06 | Do Portal do Governo

O Procon-SP realizou, entre os dias 21 e 23 de setembro passado, uma pesquisa comparativa de preços de produtos infantis para o Dia das Crianças. Ao todo, foram pesquisados 113 brinquedos, entre bicicletas, bonecas/bonecos, jogos, massas de modelar e outros, em dez lojas distribuídas nas cinco regiões da cidade de São Paulo.

De acordo com a Fundação, a maior diferença de preço constatada foi de 126,08%, nas bonecas da Coleção Frutinhas.

Confira pesquisa completa aqui.

Pesquisa no interior

No interior do Estado foram visitados, entre os dias 21 e 30 de setembro, 51 estabelecimentos comerciais em 11 municípios.

Confira a pesquisa completa nas cidades de: Bauru, Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Baixada Santista, Sorocaba e Votorantim.

De olho na embalagem

Segundo o órgão, o consumidor deve avaliar, além do preço, a idade, o interesse e a habilidade da criança e dar preferência a brinquedos educativos que estimulem a coordenação motora, inteligência, afetividade, criatividade e socialização.

É importante também verificar se o produto traz informações adequadas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, origem, composição, preço e garantia.

Na embalagem deve constar a indicação da idade ou faixa etária, instruções de uso e de montagem, descrição exata dos itens inseridos, identificação do fabricante (nome, CNPJ e endereço) ou importador (caso o brinquedo seja importado), eventuais riscos que possam apresentar à criança e o selo de certificação do Inmetro.

Do Portal do Governo do Estado