Dia D contra a dengue: Prefeitura de São Paulo promove caminhada pelas ruas centrais

Cetesb instalará amanhã (31) tendas com equipamentos de laboratório em três parques da capital

sex, 30/03/2007 - 12h30 | Do Portal do Governo

A Prefeitura de São Paulo promoverá, neste sábado, Dia D estadual de combate a dengue,  uma caminhada nas ruas centrais da capital para alertar a população sobre a doença. Às 9 horas da manhã, os agentes e os profissionais da Coordenadoria de Vigilância em Saúde se concentram no marco zero da cidade, na Praça da Sé, onde haverá uma apresentação teatral. Em seguida, todos seguem em caminhada, acompanhados pela bateria da Escola de Samba Unidos de Vila Maria, pela Rua Direita, Praça do Patriarca, Largo do Café e encerram o ato no Largo São Francisco.

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) instalará amanhã tendas com equipamentos de laboratório em três parques da capital, administrados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, para mostrar à população todo o ciclo de vida do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Por meio de microscópios, o público que freqüenta o Villa-Lobos (zona oeste), Horto Florestal (zona norte) e Zoológico (zona sul) poderá ver de perto os ovos, as larvas e o mosquito adulto. A ação nos parques é importante porque os locais recebem aos sábados cerca de 45 mil pessoas.

Entre 8h e 17h, os técnicos da Cetesb também distribuirão folhetos informativos e usarão banners para alertar os visitantes sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação da doença.

Usuários cadastrados no mailing da newsletter do Metrô estão sendo notificados com informações sobre o tema e o site da companhia traz matérias sobre a doença.

Hoje (30), das 9 às 15 horas, A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realiza uma grande operação de limpeza contra a Dengue. A iniciativa tem como objetivo recolher todo o tipo de material reciclável, garrafas pet, copos plásticos e pneus, jogados ao longo dos 270 Km de vias da companhia e que podem se transformar em potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypt. Os mutirões se repetirão a partir desta data, ao menos uma vez por semana, ao longo de vários trechos do sistema

André Muniz