Dia D contra a dengue: Concentração em Araçatuba será na praça Rui Barbosa

Sucen e Prefeitura atuam juntas para combater foco da doença no município

sex, 30/03/2007 - 8h00 | Do Portal do Governo

Hoje (30), a Prefeitura de Araçatuba realiza o Dia ‘D’ Municipal de Combate a Dengue, como uma forma de aquecimento para o Dia Estadual de Combate à doença, programado para amanhã (31) em todo o Estado. Para marcar a data e conscientizar ainda mais a população sobre o assunto, a Vigilância Sanitária promove uma série de atividades. A concentração principal será na praça Rui Barbosa, das 9h às 12h.

Desde segunda-feira, a Vigilância Sanitária de Araçatuba colocou na rua uma força-tarefa para inspecionar todos os imóveis desabitados, sem características de domicílio ou ocupação. O objetivo é recolher recipientes que possam acumular água. Os proprietários de  imóveis com irregularidades serão notificados posteriormente.

Essa ação prosseguirá até o dia 13 de abril e conta com a participação de 30 profissionais, entre fiscais sanitários e de obras particulares, agentes comunitários de saúde PSF (Programa Saúde da Família) e de controle de vetor, da Vigilância Sanitária. A equipe conta ainda com um chaveiro, que será o responsável pela abertura do imóvel para a vistoria e depois pelo seu fechamento.

 Além da retirada de recipientes que podem se tornar criadouros dos mosquitos Aedes aegypti e de palha, transmissores da dengue e leishmaniose visceral, os agentes vão tampar vasos sanitários e caixas d’água e de descarga e colocar telas em ralos internos e externos e em caixa de areia,entre outras providências. 

Amanhã (31), Dia estadual de combate a dengue, as atividades terão continuidade. A partir das 9 horas, serão desenvolvidas paralelamente nas escolas e outros segmentos da sociedade, como igrejas, associações, sindicatos e empresas. Na praça, haverá montagem de estandes, a Casa do Zé Limpinho, personagem que simboliza o exemplo de zelo para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, além de distribuição de panfletos e apresentações musicais e teatrais por alunos da rede municipal de ensino.

André Muniz