Dez programas especiais para curtir os dias que restam das férias

Crianças, jovens e adultos têm muito que aprender, enquanto se divertem

qui, 19/07/2007 - 12h29 | Do Portal do Governo

Teatro, exposições, oficinas, passeios, música, museus, parques, brincadeiras – há uma infinidade de opções para quem quer sair da frente da televisão e aproveitar os últimos dias das férias de julho. Muitas dessas opções, oferecidas por órgãos da administração do Estado, têm entrada gratuita. Confira.

Viagem no Tempo Profundo para entender e pensar

Viagem no Tempo Profundo é um espaço, na Estação Ciência, que simula um elevador no qual os visitantes passeiam pelas camadas da Terra, ao mesmo tempo em que percebem os vestígios de cada época do planeta.

A atração complementa outras exposições inauguradas recentemente na área de ciências da Terra. Em uma delas, o visitante encontra o Simulador de Terremotos, que explica e demonstra aspectos físicos do fenômeno. Há ainda atrações com temas de Matemática, Biologia,Física, Paleontologia e Astronomia. Estação Ciências

Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa

De terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas; aos sábados e domingos, das 9 às 18 horas.

Ingressos a R$ 2. Grátis para crianças de até 6 anos

Mais informações pelo telefone (11) 3673-7022 ou no site www.eciencia.usp.br  

 

Engraxe a bicicleta e vire ciclista cidadão

Tirar da garagem a velha magrela e pedalar pelos parques e pontos turísticos próximos às estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos(CPTM) também é uma maneira de aproveitar as férias. O projeto Ciclista Cidadão permite aos usuários transportar suas bicicletas, nos fins de semana e feriados, dentro dos trens da companhia. O acesso é permitido aos sábados, das 15 às 20 horas, e aos domingos e feriados das 7 às 20 horas, com embarque sempre no último carro do trem.

Veja o que é possível visitar:

● Vila de Paranapiacaba, que neste mês abriga o 7º Festival de Inverno, repleto de atrações, até o dia 29. A cidade reúne casarões antigos e parte da centenária malha ferroviária, construída pela São Paulo Railway, no século 19. Conta ainda, com o Museu Ferroviário, que funciona das 9 às 15 horas. Para chegar à vila, o usuário deve desembarcar na estação Rio Grande da Serra, linha D (Luz-Rio Grande da Serra), e pedalar até Paranapiacaba. Também é possível fazer o caminho a partir da Estação Jundiapeba, na Linha E (Luz – Estudantes), pegando a Estrada das Varinhas, por asfalto, e depois a Estrada de Furnas, por terra até Paranapiacaba.

● Parque Estadual do Jaraguá, localizado próximo à estação Jaraguá da linha A (Luz-Francisco Morato). Tem uma área de 4,9 milhões de metros quadrados e é o ponto mais alto da cidade de São Paulo, com 1.135 metros. Com fauna e flora diversificada, uma bela vista panorâmica da cidade de São Paulo, o parque possui oito trilhas e uma pista asfaltada para acesso ao topo do pico. Várias lanchonetes estão espalhadas no local e uma feira artesanal fica aberta ao público. O parque recebe, aproximadamente, 20 mil pessoas por dia e funciona todos os dias, das 7 às 15 horas.

● Distrito de Sabaúna, em Mogi das Cruzes, é uma atração para os amantes da natureza. Há a opção de um passeio de bicicleta em meio à estrada de terra que margeia as vias da Central do Brasil. O turista pode visitar a antiga estação, construída no século 19, as feiras de artesanato e admirar as cachoeiras, trilhas e montanhas que dividem as serras do Mar e da Mantiqueira.

Para chegar lá, descer na Estação Estudantes, seguir pelo asfalto até a Avenida Francisco Rodrigues Filho (Estrada Mogi-Guararema) e depois passar por uma estrada de terra a partir da antiga Estação César de Souza, por cerca de 6 quilômetros.

● Museu da Madeira

Os 174 alqueires de Mata Atlântica abrigam, entre eucaliptos, pinheiros-do-brejo, criptomerias, pau-brasil, carvalhos-nacionais, paus-ferro e jatobás, animais como macacos-prego, tucanos, gambás, socós, garças, tico-ticos, serelepes e martins pescadores. A área virou parque há mais de 100 anos e, além da fauna e flora, o Parque Estadual Albert Löefgren (mais conhecido como Horto Florestal) é palco de eventos, possui área para piquenique, playground, pista de cooper, equipamentos de ginástica, bicas de água potável e lagos.

Vale a pena conhecer no local, o Museu Octávio Vecchi, (Museu da Madeira), inaugurado em 1931 e conhecido internacionalmente por possuir o maior acervo de madeiras da América Latina. No mesmo endereço estão o Museu Florestal, o Palácio de Verão do Governo do Estado e as sedes das Policias Militar e Florestal. Com um percurso de 315 metros, a Trilha do Arboreto apresenta coleção de árvores plantadas para estudos científicos e exibição ao público. Sem muita dificuldade, o percurso pode ser realizado em 30 minutos.Horto Florestal

Rua do Horto, 932 – zona norte

Mais informações: (11) 6231-8555 ou pelo site

www.iflorestsp.br

 

A arte de brincar com as palavras e a cultura

Durante o mês de julho, ampliando ainda mais suas ações educativas, o Museu da Língua Portuguesa terá contadores de história, cursos e oficinas sobre fanzine, poesia, cordel e literaturas brasileira, portuguesa e africana. A programação é voltada a crianças, jovens e adultos. Os eventos se estenderão até o final do mês. Quem quiser participar deve se inscrever previamente, pois as vagas dos cursos e oficinas são limitadas. No sábado dia 21 de julho, as crianças poderão assistir gratuitamente duas atrações repletas de canções e histórias:

● Contos Populares, às 15 horas. A Festa no Céu e Clara e o Pote de Leite, do Teatro de Areia da Cooperativa Paulista de Teatro, colocam o espectador em contato com o universo da cultura brasileira, estimulando a imaginação e a leitura.

● Muitos Dedos: Enredos, às 16h30. Um rio de palavras deságua num mar de brinquedos, de Francisco Marques (Chico dos Bonecos). Teatro de fantoches recheado de histórias e canções.

Museu da Língua Portuguesa

Praça da Luz, s/nº, Centro

São Paulo – SP

Informações pelo telefone: (11) 3227- 0402 

Entrada: o ingresso para o museu cursta R$ 4,00, crianças e pessoas com mais de 65 anos pagam meia entrada; aos sábados, a entrada é gratuita.

 

Rio, selva e pantanal no Aquário de São Paulo

Durante todo o mês de julho apresentação, em parceria com a Sabesp, de uma exposição que conta a trajetória do Projeto Tietê, um dos mais importantes programas de saneamento ambiental de todo o mundo. Além disso, oferece oportunidade de conhecer a realidade de diversos ecossistemas aquáticos. O espaço possui mais de 3 mil metros quadrados para entretenimento, cultura e educação ambiental, com tanques, aquários, aqua-terrários, lagos, painéis descritivos e outras ferramentas educacionais em quatro ambientes: Rio Tietê, Selva Brasileira, Pantanal e Amazônia.Aquário de São Paulo

Funciona de segunda a domingo, das 10 às 18 horas

Rua Huet Bacelar, 407 – Ipiranga

Mais informações pelo telefone (11) 2273-5500

 

Uma volta ao passado no Museu da Educação e do Brinquedo

Localizado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, o museu promove visitas explicativas para educadores que, posteriormente, monitoram seus alunos na análise dos objetos expostos. Há também projetos de pesquisa e oficinas para inserir a prática lúdica no método de ensino dos docentes. Há a exposição Brinquedos e brincadeiras como manifestação da cultura e das relações sociais: reflexões possíveis. A coleção apresenta, além de brinquedos, um carro de boi do início do século 20, fogão a carvão da década de 30, rádio de madeira dos anos 40, moedor de carne de 50, bonecas de países da América do Sul e boneco negro de 1910. Por conta da grande quantidade de peças, o museu faz rodízio com os itens do acervo; enquanto alguns ficam expostos, outros são guardadas e recolocadas na mostra após alguns meses.Museu da Educação e do Brinquedo

De segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas

Avenida da Universidade, 308

Cidade Universitária – USP

Butantã – zona oeste

Informações pelo telefone (11)3091-2352

 

Vá andar de Maria Fumaça no Memorial do Imigrante

No Memorial do Imigrante, a criançada pode passear de trem Maria Fumaça e de bonde.  O trem roda aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas, com percurso de 3 mil metros, ida e volta entre a Mooca e o Brás. Sai da plataforma da Hospedaria do Imigrante.   O tempo de percurso é de aproximadamente meia hora. A equipe de trabalho segue vestida a caráter, como os antigos ferroviários da antiga São Paulo Raillway. O passeio no bonde de 1912 pode ser feito aos domingos e feriados, das 10 às 17 horas. O percurso é feito pela Rua Visconde de Parnaíba, entre o Memorial do Imigrante e a Estação Bresser de Metrô (ida e volta). Memorial do Imigrante

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca (Próximo à Estação Bresser do Metrô)

Informações pelo telefone (11) 6692–7804 ou no site www.memorialdoimigrante.sp.gov.br

 

Inverno no Museu dá oficinas em Tupã

Até o dia 27, das 9 às 12 horas, o Museu Histórico Índia Vanuíre realizará o Projeto Inverno no Museu – Oficina de Férias, com crianças de 6 a 12 anos. As tradicionais oficinas terão atividades separadas por idade. O projeto atenderá 60 crianças. Além da presença do índio kaingang Kotui, que ensinará as crianças a confeccionar colares com sementes, os participantes terão palestras sobre preservação ambiental. Na ocasião, serão oferecidos brinde e cartilha educativa sobre o meio ambiente. Também estão programados passeios monitorados e confecção, pelas próprias crianças, de brinquedos educativos. Os materiais usados na Oficina de Férias são oferecidos pelo Museu, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e a merenda, pela prefeitura de Tupã. No último dia do projeto haverá confraternização com um passeio pela cidade. Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Funciona às segundas, das 13 às 17 horas; às terças, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas. No sábado das 13 às 17 horas e aos domingos,  das 9 às 12 horas.

Rua Coroados, 521 – Tupã/SP

Informações pelo telefone (14) 3491-2202

 

Museu de Imagem e do Som tem exposição sobre o rock

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Rock (13 de julho), o Museu da Imagem e do Som apresenta exposição e programação de cinema e música dedicados ao tema. O Projeto

Arquivo do Rock Brasileiro objetiva resgatar as origens do rock, enfatizando o período de sua formação, de 1955 a 1979, com gravações raras digitalizadas e biografias que poderão ser acessadas por meio de computadores. Até o dia 22, um pequeno ciclo de filmes e vídeos nacionais, de curtas e longas-metragens, que marcaram a história desse gênero musical no país, poderão ser vistos pelos visitantes. Na Sessão Pirueta serão exibidos filmes infanto-juvenis sobre o tema. Para completar a programação, haverá uma série de apresentações musicais com grupos de rock. Museu de Imagem e do Som

Funciona de terça a domingo, das 10 às 18 horas

Av Europa, 158 – Jardim Europa/SP

Informações pelo telefone (11) 3062-9197

A programação completa está no site www.mis.sp.gov.br

 

Educação Ambiental  no Jardim Botânico

No mês das férias escolares e em comemoração ao Ano Internacional do Planeta Terra, o Jardim Botânico de São Paulo promove a exposição Educação Ambiental, composta de 13 painéis. Eles mostram a importância dos jardins botânicos na conservação da biodiversidade e na promoção da sustentabilidade sócio-ambiental. A exposição vai até o dia 29, sempre de quarta-feira a domingo, das 9 às 17 horas. Outra sugestão é a Trilha da Nascente do Ipiranga. Aberta no interior da mata, chega até 3 metros de altura e, em alguns pontos, o visitante fica bem próximo da copa das árvores. Seus 360 metros de extensão e três pontos de observação levam o visitante a uma nascente de águas cristalinas. De grande valor histórico, a nascente do Riacho do Ipiranga permite que o visitante entenda a importância da preservação das áreas de mananciais de água. A trilha está adaptada para receber pessoas que se locomovem por meio de cadeiras de roda. O percurso dura 40 minutos.Instituto de Botânica

Jardim Botânico de São Paulo

Avenida Miguel Stefano, 3.687

Informações pelo telefone (11)5073-6300 ou no site  www.ibot.sp.gov.br

 

Da Agência Imprensa Oficial