Dez órgãos do governo premiados por excelência em gestão

Sabesp ficou em primeiro lugar e Imprensa Oficial levou o terceiro

sex, 13/07/2007 - 9h53 | Do Portal do Governo

A eficiência em seu modelo administrativo e no relacionamento com seus funcionários rendeu a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) o Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão, entregue pelo governador José Serra, na noite de quinta-feira, 12, durante solenidade no Palácio dos Bandeirantes.

Além da Sabesp, outras dez entidades e empresas ligadas ao governo de São Paulo foram contempladas, como a Biblioteca da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, a Imprensa Oficial do Estado e batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

“Fico agradecido pelo estímulo que o prêmio representa para a qualidade de administração pública no Estado de São Paulo. Na verdade, a qualidade é um vício positivo”, avaliou o governador. “Estamos trabalhando para que a progressão não se contenha e que continue sempre acontecendo ao longo do tempo. Esse é um compromisso do nosso governo”, afirmou Serra.

Já o Secretário Estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo, citou exemplos para reforçar a tese do governador. De acordo com ele, uma das preocupações do governador tem sido a otimização dos serviços prestados à população. “Temos como determinação buscar a eficácia e promover a inclusão com qualidade. Esse é o caminho”, apontou Beraldo.

Prêmio

A premiação entregue pelo governador tem como foco estimular o desenvolvimento da gestão e a melhoria da competitividade de organizações com sede em São Paulo. O prêmio é uma iniciativa do Instituto Paulista de Excelência da Gestão (IPEG), entidade sem fins lucrativos criada em abril de 2001 com o apoio da FIESP (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Para o governador de São Paulo, não há qualidade no serviço seja ele público ou privado sem “ética”. Nessa linha de raciocínio, Serra fez uma comparação com o atual momento enfrentado pela administração pública em diferentes esferas de governo. “Qualidade de gestão sem ética é irresponsabilidade e esse tem sido um problema muito grave no nosso país”, lamentou. “Assistimos São Paulo entrar na corrente contrária deste rio de problemas que vem infelicitando o Brasil em todos os setores da administração pública”, completou.

O presidente da Sabesp, Gesner de Oliveira, recebeu o troféu Governador do Estado, grau máximo da premiação. Oliveira destacou em números a dimensão da empresa que comanda: a Sabesp fornece água para 25 milhões de pessoas em 368 municípios paulistas. “Temos como meta elevar o percentual de tratamento de esgoto de 78% para 84% nos próximos anos”, adiantou Gesner.

Outra expectativa apresentada por ele é a de reduzir os níveis de perda de água entre coleta, tratamento e distribuição dos atuais 32% para 24%. “Queremos também transformar a Sabesp em uma empresa de solução ambiental”, ilustrou Oliveira.

A escolha da Sabesp foi feita pelo trabalho desenvolvido na unidade de Negócio Sul, responsável pela operação do sistema de distribuição de água e coleta de esgotos para cerca de 3,5 milhões de pessoas, em bairros como Santo Amaro, Americanópolis, Grajaú, Capela do Socorro e parte de Campo Limpo, na Capital, e nos municípios de Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, São Bernardo do Campo, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. Em anos anteriores as Unidades Centro, Leste, Norte, Oeste, Tratamento de Esgotos, Lorena, Pindamonhangaba e Santos também receberam a premiação.

Critérios

Para receber o troféu, as empresas passaram pelo crivo de uma banca examinadora voluntária e independente, utilizando critérios baseados no modelo do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade), instituído pela FNQ (Fundação Nacional da Qualidade). Liderança, estratégias, clientes, sociedade, informações, conhecimento e processos são alguns dos itens observados pelos jurados no processo de avaliação.

Somente neste ano, 52 organizações foram inscritas, das quais 44 passaram no processo de elegibilidade e, em seguida, pela etapa de avaliação de relatórios de gestão e visitas. Ao final da análise da Banca de 219 examinadores e juízes, 30 organizações foram selecionadas para receber a honraria.

O diretor presidente do Instituto Paulista de Excelência em Gestão, José Ricardo Roriz Coelho, lembrou da evolução da premiação desde sua criação. Ele recordou que no início apenas três empresas se inscreveram, ante as 52 que concorreram em 2007. “O Instituto tem pressa para colaborar com a melhoria da eficiência”, disse Roriz Coelho.

Participaram da solenidade o Secretário Estadual de Comunicação, Hubert Alquéres, o Secretário Estadual de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima, o prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberto Antônio Diniz, entre outras autoridades.

Cleber Mata