Dez municípios assinam convênio com o programa Água Limpa

O programa é voltado aos municípios com menos de 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp

ter, 17/02/2009 - 17h28 | Do Portal do Governo

A secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, e o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), Ubirajara Felix, receberam nesta terça-feira, 17, na capital, os prefeitos de Ariranha, Caconde, Colina, Ipeúna, Itapuí, Martinópolis, Ocauçu, Pereiras, Santa Cruz das Palmeiras e Santa Lúcia para assinatura de convênio do programa Água Limpa no valor de aproximadamente R$ 18 milhões.

O programa, voltado aos municípios paulistas com menos de 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp, prevê a construção de estações de tratamento de esgotos (ETE) para melhorar a qualidade da água.

Os convênios assinados hoje prevêem obras de afastamento e tratamento de esgoto que vão beneficiar aproximadamente 140 mil habitantes pela preservação e qualidade dos recursos hídricos e pela melhoria das condições de saúde pública. Com a construção de estações de tratamento de esgoto pelo sistema de lagoas de estabilização, a água tratada pode ser despejada novamente nos rios, sem agredir a flora e a fauna, protegendo o meio ambiente e os mananciais.

“Nossa meta é que todo município do Estado de São Paulo, não importa o tamanho, tenha 100% do serviço de saneamento, o que significa ter água potável em todas as residências, coleta e tratamento do esgoto. Com isso você assegura o cuidado e a preservação dos mananciais desses municípios”, observou a secretária durante a cerimônia de assinatura dos convênios. Dilma Pena aproveitou o encontro para cobrar pessoalmente dos prefeitos seriedade na condução das obras. “Nós vamos exigir o cumprimento dos cronogramas rigorosamente”, advertiu.

O programa

O Água Limpa foi criado pelo Governo do Estado em 2005, através de uma ação conjunta das Secretarias de Saneamento e Energia e da Saúde. Até hoje 99 municípios já foram atendidos – 53 com obras concluídas e 44 em andamento. Para tanto foram aplicados R$ 78,5 milhões, beneficiando 1,2 milhão de habitantes.

No final do encontro, a secretária Dilma Pena reiterou o convite para adesão ao programa Água Limpa às prefeituras com menos de 50 mil habitantes. “O que o governador José Serra nos orientou é para que tenhamos uma política estadual de saneamento que atenda os 645 municípios de São Paulo”.

Da Secretaria de Saneamento e Energia