Dez estações abrem espaço para festival internacional inédito de músicos de Metrô

Cerca de 20 artistas, de dez cidades diferentes do mundo, vão tocar no I Festival Internacional de Músicos de Metrô

seg, 08/11/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

Quem circular pelas estações do Metrô de São Paulo nesta semana (entre os dias 8 e 12) poderá conferir diversas apresentações do I Festival Internacional de Músicos de Metrô – Red Bull Sounderground. O evento gratuito terá, nos primeiros quatro dias, shows simultâneos em dez estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, sempre das 11 às 13 horas e das 17 às 19 horas. Já no dia 12, os usuários poderão curtir uma jam session com a participação de todos os artistas do festival, às 17 horas, na Estação Paraíso.

Pela primeira vez, um festival internacional será unicamente dedicado aos músicos de metrô. Além de São Paulo – que participa com nove representantes-, o evento contará com músicos vindos de Barcelona, Berlim, Londres, Cidade do México, Montreal, Moscou, Nova Iorque, Paris e São Petersburgo.

O evento terá shows nas estações Luz, Paraíso, Ana Rosa, Vila Madalena, Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás, Sé, Anhangabaú, República e Palmeiras-Barra Funda. “A proposta é oferecer apresentações intimistas, o que vai permitir um contato maior do artista com o público”, afirma o chefe do Departamento de Marketing Corporativo do Metrô paulistano, Aluízio Gibson.

O Metrô apóia a iniciativa do festival, que vai ao encontro dos diversos projetos culturais realizados nas estações e que levam arte aos usuários, como Projeto Encontros, Arte no Metrô, Linha da Cultura e Poesia no Metrô. Saiba mais: clique aqui.

O Festival

O repertório dos artistas será todo instrumental e os estilos musicais passeiam por várias partes do mundo. Haverá desde MPB, passando pelo clássico, blues, jazz, choro, rock e reggae. Até as tradicionais milongas do tango argentino, tocada por uma dupla radicada em Paris, e o ragtime – ritmo que ditou moda nos Estados Unidos dos anos 1920 – vão ser tocados nas estações.

Os artistas participantes foram selecionados via inscrição no site oficial do evento. A curadoria que escolheu os nove músicos da capital paulista foi formada por Pena Schmidt, atual superintendente do Auditório Ibirapuera/SP Danilo Martire Caciavilani, da Coordenadoria de Ação Cultural do Metrô de São Paulo e Lívio Tragtenberg – compositor experimental e saxofonista, fundador da Orquestra de Músicos de Rua de São Paulo.

Veja quem são os artistas que vão tocar no festival e saiba mais sobre o evento no site www.redbullsounderground.com.

Serviço
I Festival Internacional de Músicos de Metrô – Red Bull Sounderground
– De segunda a quinta-feira, 8 a 11: apresentações simultâneas em dez estações do Metrô, sempre das 11 às 13 horas e das 17 às 19 horas
– Sexta-feira, 11: jam session com a participação de todos os artistas, às 17h na Estação Paraíso
Estações participantes: Luz, Paraíso, Ana Rosa, Vila Madalena, Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás, Sé, Anhangabaú, República e Palmeiras-Barra Funda

Do Metrô