Detran.SP tem aplicativo que alerta motoristas sobre prazo para licenciamento

Serviço gratuito é oferecido para tablets e celulares com plataformas Android e iOS

sex, 30/10/2015 - 16h12 | Do Portal do Governo

Para ajudar o cidadão a não esquecer de licenciar seu veículo, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) acaba de disponibilizar no seu aplicativo um lembrete sobre o prazo, por meio de push, no início de cada mês, de acordo com o final da placa do veículo.

O aviso é enviado ao usuário que não tiver feito o licenciamento até o começo do mês em que o licenciamento é obrigatório. Na metade do mês, o Detran.SP enviará um outro alerta aos proprietários de veículos que ainda não tiverem regularizado a documentação.
Para receber os lembretes, basta baixar o aplicativo “Detran.SP” nas lojas virtuais Google Play ou Apple. Mais de 635 mil pessoas já fizeram o download do app, disponível para celulares e tablets com sistemas Android ou iOS, e realizaram mais de 1,5 milhão de serviços por meio da ferramenta somente durante o mês de setembro.

Para receber as notificações push, que são mensagens enviadas por aplicativos ao seu dispositivo móvel, o usuário deve habilitar a opção de recebimento deste tipo de alerta em seu celular ou tablet.

Outros alertas
O Detran.SP também passou a avisar os condutores por push no aplicativo sobre a proximidade do vencimento da Carteira Nacional da Habilitação (CNH). A autarquia envia o alerta da necessidade de renovação também por mensagem de texto no celular, desde o início de 2013. Mais de 2,3 milhões de condutores já se cadastraram para receber esses lembretes.

O serviço é gratuito e está disponível para todos os condutores do Estado de São Paulo. Basta fazer cadastro no Portal do Detran.

Além disso, a autarquia também envia carta aos condutores 30 dias antes do vencimento da habilitação para informar sobre a necessidade de renovação do documento.

O Departamento de Trânsito também envia desde 2013 SMS aos condutores que atingiram de 12 a 19 pontos na habilitação a fim de alertá-los antes de excederem a pontuação máxima de 20 pontos no período de 12 meses, e, assim, evitar a instauração de processo administrativo para suspensão do direito de dirigir.

Do Portal do Governo do Estado