Detran-SP: A partir do dia 12, nova cor de lacre de veículos para coibir clonagem

Carros novos terão tarjeta azul na placa; os usados, quando transferidos de município ou relacrados, receberão lacre verde

qua, 07/06/2006 - 13h08 | Do Portal do Governo

A partir de segunda-feira, dia 12 de junho, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) inicia o processo de mudança dos lacres de carros novos e usados, que atualmente são da cor laranja. Os veículos zero-quilômetro terão tarjeta azul. Os usados, quando transferidos de município ou relacrados, terão lacre verde. O objetivo é melhorar o trabalho dos agentes de fiscalização de trânsito. Quando um policial verificar a documentação de um carro, ficalizará também o lacre, que deverá estar de acordo com o documento apresentado. A frota do Estado de São Paulo é de cerca de 15,4 milhões de veículos.

O delegado Ivaney Cayres de Souza, diretor do Detran-SP, destaca a importância da medida no combate à clonagem de placas. “O novo lacre terá numeração vinculada à identificação alfanumérica da placa”, afirma. Se o condutor receber multas, como as de radar fotográfico, e considerá-las indevidas, poderá se valer do novo lacre para provar que não cometeu tais infrações.

Mudança gradativa 

O delegado Gilson Cézar da Silveira, assistente em legislação de trânsito da diretoria do Detran-SP, diz que a partir do número do lacre o agente de fiscalização de trânsito consegue identificar o número das placas, e vice-versa. Futuramente, esse serviço estará disponível para consulta no site do Detran-SP.

As informações relativas às tarjetas ficarão arquivadas tanto no sistema das empresas contratadas como no informatizado à disposição do Detran-SP. O lacre verde será instalado nas placas dos veículos quando ocorrer transferência de município.

A tarjeta velha também será substituída quando o motorista necessitar relacrar um carro usado por qualquer outro motivo. O Detran-SP esclarece aos motoristas que não há obrigatoriedade da troca de lacres em carros usados. Isso ocorrerá gradativamente, à medida que sejam necessárias as alterações, por perda ou desgaste das placas. Mas os condutores que decidirem, por segurança, trocar os lacres antigos pelos novos, poderão fazê-lo. A taxa do serviço de lacração é de R$ 53,63.

Da Assessoria de Imprensa do Detran-SP