Detran recebe mais de 1,7 mil novos funcionários

Nomes dos aprovados foram divulgados no Diário Oficial da última sexta-feira

qui, 01/10/2009 - 21h37 | Do Portal do Governo

Atualizado em 5 de outubro às 16h20

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ganhou um reforço extra no quadro de funcionários na última sexta-feira, 2. Os 1.733 oficiais administrativos selecionados em concurso público para atuar no órgão, na capital, e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), no interior, foram nomeados. O ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Estado, com assinatura do governador José Serra.

Disputado por mais de 29 mil pessoas e com uma relação de 17 candidatos por vaga, o concurso exigiu muitos conhecimentos dos aprovados.

O concurso realizado este ano foi regionalizado, ou seja, o candidato, ao se inscrever, escolheu a região onde gostaria de trabalhar. Foram selecionados para atuar na Capital 159 oficiais administrativos. Os outros 1.574 serão designados para Ciretrans do Interior, onde vão substituir funcionários de despachantes.

Apresentação

Os aprovados no cargo de Oficial Administrativo devem comparecer nessa terça-feira, 6, aos respectivos locais de trabalho. Eles devem trazer os documentos pessoais para tomar posse e dar início às suas atividades.

A apresentação dos 159 candidatos aprovados na Capital acontecerá na sede Administrativa do órgão, à rua Boa Vista, 209, 12º andar, região central, das 9 às 16 horas. Os demais 1.574 candidatos que prestarão serviço junto às unidades de trânsito (Circunscrições Regionais de Trânsito – Ciretran) do Estado deverão comparecer, preferencialmente, nas Delegacias Seccionais de Polícia.

Os documentos exigidos são:

– Comprovante de que está em dia com as obrigações militares (cópia simples da carteira de reservista);
– Comprovante de que está no gozo dos direitos políticos (cópia simples do título de eleitor e cópia do protocolo de votação da última eleição – 1º e 2º turnos);
– Atestado de Antecedentes Criminais (dentro da validade de 90 dias). O referido atestado poderá ser obtido via Internet, mediante acesso ao site da Secretaria da Segurança Pública (www.ssp.sp.gov.br).
– Prova de residência (declaração assinada pelo próprio candidato, conforme modelo, não é necessário comprovante de endereço);
– 4 (quatro) fotografias 3×4 coloridas, iguais e recentes;
– Certidão de Nascimento ou de Casamento, sendo que nos casos de separação ou divórcio deverá constar a respectiva averbação (cópia simples);
– Cédula de Identidade – RG (cópia simples);
– Cadastro de Pessoas Físicas – CPF (cópia simples);
– Declaração de Bens, inclusive do cônjuge ou companheiro, dos filhos e de outras pessoas que vivam sob sua dependência econômica – Resolução SSP – 329, de 14/08/2007, publicada em 15/08/2007;
– Certificado de Conclusão do ensino médio completo ou equivalente, ministrado por estabelecimento de ensino oficial ou particular, devidamente regularizado (cópia simples);
– Se já era servidor público, declaração do órgão onde exercia as funções com data de ingresso e de exercício e cargo. Caso não seja servidor público: declaração de que não era servidor público;
– PIS/PASEP (cópia simples) – caso não possua PIS/PASEP, fazer declaração.

Os documentos dos candidatos com opção para a Capital deverão ser entregues na Seção de Pessoal da Divisão de Administração do Detran pelo candidato ou por seu procurador – não há necessidade de registro da procuração em cartório ou reconhecimento de firma pelo candidato aprovado.

A orientação aos candidatos nomeados para posse na Seccional de Polícia da região escolhida se deve à preocupação com gastos e tempo de deslocamento, pois alguns candidatos residem a distâncias muito longas em relação à sede administrativa do Detran.

O Estatuto do Funcionário Público, que regulamenta a posse e o início de exercício das atividades dos servidores, estabelece prazo de até 30 dias para a referida posse. No entanto, a direção do Detran decidiu convocar os nomeados para início antecipado, de acordo com o interesse público e do candidato aprovado, para agilizar o concurso público e dotar as unidades de recursos humanos para melhoria das atividades de trânsito.

Da Secretaria de Segurança Pública