Detran: Lacres terão novas cores para aumentar segurança contra a clonagem

Mudança começa a partir do dia 12 de junho de 2006

ter, 30/05/2006 - 13h53 | Do Portal do Governo

A partir do dia 12 de junho, os lacres para carros zero quilômetro serão da cor azul. Nos veículos usados, quando transferidos de município ou relacrados, a mudança da tarjeta da placa será acompanhada de novo lacre, nesse caso, na cor verde.

A mudança nos lacres tem por objetivo melhorar o trabalho dos agentes de fiscalização de trânsito. Assim, quando um policial verificar a documentação do veículo, também fará uma vistoria no lacre que deverá estar de acordo com o documento apresentado.

O delegado Ivaney Cayres de Souza, diretor do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), destaca ainda a importância da nova portaria no combate à clonagem de placas de veículos. “O novo lacre terá uma numeração vinculada à identificação alfanumérica da placa”, afirmou.

Assim, quando o condutor receber multas consideradas indevidas, como as de radar fotográfico, poderá se valer do novo lacre para provar que não cometeu tais infrações.

“O condutor poderá justiçar o recurso, mostrando que o veículo em questão possui lacre diferente do instalado na placa verdadeira”, disse o delegado Gilson Cézar da Silveira, assistente em legislação de trânsito da diretoria do Detran-SP.

Segundo Silveira, a partir do número do lacre é possível ao agente de fiscalização de trânsito identificar o número das placas e vice-versa. Futuramente, esse serviço estará disponível para consulta no site do Detran-SP (www.detran.sp.gov.br).

As informações relativas aos lacres ficarão arquivadas tanto no sistema das empresas contratadas quanto no sistema informatizado à disposição do Detran-SP.

O lacre verde será instalado nas placas dos veículos, na transferência de município. No entanto, para aqueles que por qualquer motivo necessitarem relacrar um carro usado, também serão trocados os lacres antigos.

O Detran-SP esclarece aos usuários dos serviços do departamento que não há obrigatoriedade de troca de lacres em carros usados. Isso será gradativamente, à medida que sejam necessárias as mudanças, como por perda ou por desgaste das placas. A frota do Estado de São Paulo é de 15.405.610 veículos.

No entanto, motoristas que decidirem, por segurança, trocar os lacres antigos pelos novos, poderão fazê-lo, depois de recolher a taxa do serviço de lacração, que é de R$ 53,63.