Detran autoriza auto-escolas a ministrarem cursos de reciclagem

Motoristas podem conferir pontuação na carteira no site www.detran.sp.gov.br

qua, 24/01/2001 - 20h28 | Do Portal do Governo

Motoristas podem conferir pontuação
na carteira no site www.detran.sp.gov.br

O Detran – Departamento Estadual de Trânsito disciplinou o funcionamento do curso de reciclagem para motoristas que tiveram o direito de dirigir suspenso. A portaria com todos os detalhes sobre o assunto foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, dia 24. A novidade é que agora – além do próprio Detran e de algumas unidades do Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) – o curso também poderá ser ministrado pelos CFCs (Centro de Formação de Condutores), antiga auto-escola. Para isso, cada CFC deverá antes requerer uma autorização do órgão estadual.

A medida foi adotada porque o Detran não tem estrutura física para reciclar todos os motoristas que tiveram seu direito de dirigir suspenso. Somente por ultrapassar os 20 pontos limites da Carteira de Habilitação (determinado pelo Código de Trânsito Brasileiro), foram notificados mais de 126 mil motoristas em todo o Estado de São Paulo.

De acordo com a diretora da Divisão de Educação de Trânsito do Detran, major Vera Cruz, a suspensão ao direito de dirigir pode ocorrer por outros fatores, como constatação de embriaguez ao volante ou participação em rachas. ‘Outro motivo é quando o motorista se envolve em acidente grave, do qual tenha contribuído, independente de processo judicial. E ainda, quando o motorista é condenado judicialmente por delito de trânsito’, detalha ela.

A notificação do Detran, explica a diretora do órgão, também determina um prazo de aproximadamente 30 dias para o motorista apresentar defesa, caso haja contestação das infrações. Após essa data, o motorista deverá receber outro ofício para fazer o curso de reciclagem, cuja carga horária é de 20 horas/aula.

Inscrições ou informações sobre o curso de reciclagem no Detran podem ser obtidas pelo telefone: (0xx11) 3889-3224 ou na própria sede do órgão, avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – 7º andar. O site do Detran www.detran.sp.gov.br também oferece várias informações sobre pontuação na Carteira de Habilitação.

Gislene Lima