Detetives da Saúde encontram famílias de 650 pacientes psiquiátricos

Cais de Santa Rita do Passa Quatro é o recordista, com 166 famílias localizadas

dom, 17/02/2008 - 16h42 | Do Portal do Governo

Graças ao trabalho de médicos, assistentes sociais e enfermeiros que agem como autênticos detetives, a Secretaria Estadual da Saúde conseguiu identificar familiares de 650 pacientes que há anos vivem em hospitais psiquiátricos. O estudo mostra que, de 2004 até agora, 650 pacientes que vivem em sete hospitais psiquiátricos do Estado tiveram suas famílias localizadas.

De acordo com o levantamento, após a localização de parentes 13% dos pacientes psiquiátricos tiveram alta hospitalar e voltaram a viver com seus familiares. O estudo mostra ainda que os profissionais dos hospitais psiquiátricos buscam identificar familiares de outros cerca de 250 pacientes psiquiátricos do Estado.

Do total de familiares localizados, 166 são de pacientes que vivem no Centro de Atenção Integral à Saúde de Santa Rita do Passa Quatro.

Para conseguir pistas que levassem aos parentes, os profissionais dos hospitais psiquiátricos desenvolveram um minucioso trabalho de investigação em fichas de internações antigas, em documentos e registros dos hospitais e principalmente ouvindo os próprios pacientes.

Como ouvintes, os profissionais tinham acesso a lembranças dos pacientes, que citam nomes, lugares e fatos que são fundamentais para conhecer mais sobre a vida e a origem dos internos.

“Investigar prontuários médicos, ouvir os pacientes com atenção, cruzar informações, realizar telefonemas e viagens são fundamentais para garimparmos pistas. Além de tudo é preciso dedicação e paciência”, afirma o secretário de Estado da Saúde  Luiz Roberto Barradas Barata.

A localização das famílias é importante no tratamento dos pacientes psiquiátricos. “A aproximação permite que os pacientes recebam carinho e atenção de pessoas com quem perderam o contato, além de fortalecer os laços familiares contribuir para a ressocialização do paciente psiquiátrico”, afirma Barradas.

Da Secretaria da Saúde

(L.F.)