Destino da semana: Valinhos, terra natal do saudoso Adoniram Barbosa

Cidade integra o circuito turístico das frutas, com destaque para o figo e a goiaba

sex, 22/07/2016 - 21h09 | Do Portal do Governo

Com quase 107 mil habitantes, Valinhos é conhecida como a capital nacional do figo e é a maior produtora de goiaba do país. Mas além da produção das frutas, a cidade – que fica a apenas 82 km da capital e pertence à região metropolitana de Campinas, também é berço das artes.

Além das belezas naturais, em sua zona rural, trilhas, lagos e fontes, Valinhos oferece um belo roteiro histórico-cultural e artístico e se orgulha de ser a terra natal e moradia de grandes artistas como Adoniram Barbosa, saudoso compositor e cantor brasileiro, e Flávio de Carvalho, grande arquiteto e artista plástico.

Confira, abaixo, as principais atividades turísticas na região:

Camping Macuco Lazer & Park Aquático
Com infraestrutura completa para entreter toda a família, o espaço oferece quatro piscinas, dois toboáguas, lagos para pesca e para a prática de esportes aquáticos.

Casinha do Figo com Chocolate
Localizado em uma propriedade rural em um dos pontos mais altos da cidade, o lugar oferece o famoso doce “Figo com Chocolate”, que é uma receita tradicional valinhense criada através da receita da família.

CLT – Centro de Lazer dos Trabalhadores
Um dos pontos preferidos da população. O atrativo oferece ao visitante opções de esporte, lazer, entretenimento e convívio familiar.

Cocais Trilhas
Para quem gosta de aventura, o passeio oferece trilhas e caminhadas na Serra dos Cocais. Os participantes aprendem sobre a preservação e a utilização correta dos recursos naturais.

Sítio Kusakariba
Ocupando uma área de 6,2 hectares, o local oferece o turismo rural. Com visita monitorada, o turista vai conhecer plantações de goiaba, e a exclusiva goiaba roxa, além de quitutes preparados com as frutas e artesanato. Também oferece o café da manhã da roça e o almoço caipira.

Observatório Abrahão de Moraes
Para apreciar o evento “Noite com as Estrelas”, que possibilita a observação das estrelas e suas constelações e da lua, por meio de potentes telescópios.

Museu de Artes João do Monte
Construído pelo artista barroco português João do Monte, como centro de exposições e seu ateliê, o espaço cresceu e foi inaugurado na década de 90, como Museu de Artes. Hoje abriga as obras do artista e várias exposições.

Como chegar?
Saindo de São Paulo, é possível acessar a cidade de Valinhos pelas rodovias Anhanguera ou Bandeirantes.

Do Portal do Governo do Estado