Destino da Semana: São Roque, a rota dos vinhos

A cidade fica próxima da capital, mas conserva os ares de interior

sex, 24/06/2016 - 20h30 | Do Portal do Governo

Durante o frio, um bom vinho parece completar o clima gelado do inverno. Nosso Destino da Semana escolhido pelo público foi São Roque, que ganhou fama como a capital paulista dos vinhos. Com mais de 86 mil habitantes, segundo a projeção do IBGE, a cidade se destaca também pela produção de alcachofra. Mas calma, têm passeios para toda a família.

Quem vai com crianças no fim de semana pode aproveitar o Ski Mountain Park e a Fazenda Angolana. São atrações bem diferentes: o parque conta com pista de esqui e outras atividades. Já na fazenda os pequenos podem entrar em contato com a natureza e com animais.

Para os adultos, todos os anos, durante a primavera, São Roque cedia a maior festa do Estado voltada para os admiradores da alcachofra e vinhos. São preparados diferentes pratos com base na flor que se destacou na cidade e, como não poderia faltar, são servidas rodadas de vinhos para a degustação.

Mas, enquanto a festa não chega, a cidade têm atrações para o ano inteiro: são os passeios pelas adegas. Em algumas é possível acompanhar todo o processo de produção do vinho, da colheita até a produção, e também degustá-lo. Veja abaixo as principais atividades na cidade.

Roteiro do vinho
A produção vinícola da região começou ainda no século XVII, quando era feita por imigrantes portugueses às margens dos rios Carambeí e Aracaí. Dois séculos mais tarde os imigrantes italianos deram continuidade na produção até os dias de hoje. No conhecido Roteiro do Vinho a cidade apresenta 31 estabelecimentos distribuídos por três vias. A cidade de São Roque produz e comercializa 18 milhões de litros de vinho por ano, na grande maioria vinhos de mesa.

Sítio e Capela de Santo Antônio
O local construído em 1681 abrigou personalidades como Fernão Paes de Barros, Barão de Piratininga e o escritor modernista Mário de Andrade, que doou os imóveis ao Iphan em 1947. O conjunto arquitetônico está inserido numa paisagem agradável aos visistantes.

Museu de Cera Alpino
Localizado em um hotel particular, o museu apresenta os principais personagens da história do Brasil em bonecos de cera. Os visitantes podem ver Pedro Álvares Cabral, José de Anchieta, Dom Pedro I, Bandeirantes, Cangaceiros, presidentes, entre outros personagens.

Expo São Roque – Vinho e Alcachofras
Na 24ª edição este ano, a Expo São Roque é um evento que une diversão, gastronomia, compras, shows e diversas manifestações artísticas. É realizada todos os anos no Recanto da Cascata, local de mata preservada com infraestrutura para receber os visitantes. No evento é divulgado o potencial turístico da cidade e as famosas adegas e restaurantes do Roteiro do Vinho.

Como chegar?
São Roque fica cerca de 70 km da capital. O motorista tem duas opções para chegar na cidade, pela Raposo Tavares (SP-270), quilômetros 60 e 63, e pela Castelo Branco (SP-280), quilômetro 54.

Antes de sair de casa o turista pode conferir como está o fluxo de veículos nas estradas por meio dos sites da Secretaria dos Transportes e do DER. As imagens são de câmeras que transmitem em tempo real.

Do Portal do Governo do Estado