Destino da semana: perfeita no verão, Ilhabela é a cidade escolhida

Com paciência para a travessia de ferryboat, visitantes têm 40 praias para curtir o feriado prolongado no majestoso município-arquipélago paulista

sex, 11/11/2016 - 20h42 | Do Portal do Governo

Conhecida como a capital nacional da vela, Ilhabela fica a 210 quilômetros da capital paulista e conta com 40 praias e centenas de cachoeiras. Localizado no litoral norte do Estado, o local é ideal para pessoas de todas as idades que gostam de curtir a natureza e de se aventurar.

A praia dos Castelhanos, por exemplo, é uma atração que reúne jipeiros e aventureiros. Para chegar lá, é necessário encarar outros 22 quilômetros de estrada estreita e íngreme. A recomendação é fazer o percurso com jipe ou carros com tração 4×4. Ao chegar à praia, todo o percurso vale a pena, já que o visual é deslumbrante.

Para aqueles que buscam apenas curtir a tranquilidade do mar, as pedidas são as praias da Feiticeira e do Siriúba, ideais para essa finalidade. A primeira fica a pouco mais de 200 metros da estrada principal, na parte sul da ilha, e é excelente para a prática de mergulho e kitesurf, esporte em que se pode deslizar sobre a água em uma prancha pequena puxada por uma pipa. No lado norte fica Siriúba, praia de apenas 500 metros, que em dias de vento também é invadida por praticantes do esporte.

Ilhabela também é muito procurada por mergulhadores e é conhecida como paraíso do mergulho em naufrágios. Entre as embarcações afundadas, estão os cargueiros brasileiros “Aymoré” (1920), “Therezina” (1919) e “Atílio” (1905), o britânico “Whator” (1909), e o espanhol “Príncipe das Astúrias” (1916), um luxuoso transatlântico que afundou em uma terça-feira de carnaval.

Parque, trilhas e cachoeiras
Outra parada obrigatória é o Parque Estadual. Dos quase 300 quilômetros quadrados de área protegida por lei, que faz de Ilhabela o maior arquipélago oceânico brasileiro, ao menos 85% pertencem ao parque. O local preserva uma das maiores áreas de floresta da Mata Atlântica do Estado de São Paulo, com árvores de 20 a 30 metros de altura e várias espécies de bromélias e orquídeas.

As cachoeiras e trilhas são outra atração à parte. Entre as 17 opções, estão a Água Branca e Chuveirinho, que ficam dentro da trilha que leva à praia de Castelhanos, e a dos Três Tombos, próxima à praia da Feiticeira.

Capital da vela
Famosa pela excelência das condições de vento e mar do canal de São Sebastião, Ilhabela atrai velejadores de diversas partes do mundo. Várias competições são realizadas ao longo do ano. A principal delas é a Semana da Vela de Ilhabela que é considerada a mais importante do gênero na América Latina.

Do Portal do Governo do Estado