Destino da semana: descubra Caconde, a cidade da aventura

Estância climática oferece diversão e descanso, além de contato com a natureza

sex, 25/09/2015 - 16h18 | Do Portal do Governo

A cidade de Caconde, localizada a 300 km da capital paulista, está situada a 860 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira. Com um cenário de montanhas, vales, rios, cascatas, lagos e matas, com rica fauna e flora, o local se destaca não só por suas belezas naturais, mas também por suas riquezas históricas, culturais e religiosas. Além disso, o destino é bastante conhecido por ser um polo de aventura.

Para os turistas aventureiros, o município conta com rafting (descida em grupo nas corredeiras utilizando botes infláveis), boia-cross (descida individual nas corredeiras utilizando botes infláveis), trilhas e cascading (rapel feito dentro d’água) são algumas das opções.

Entre as principais atrações está a Cachoeira Santa Quitéria, onde é possível praticar o rapel a 45 m de altura. O rafting praticado em Caconde tem um diferencial: é o único do mundo com águas límpidas e correntes o ano todo, além de volume constante.

Entre as trilhas que existem em Caconde, a da Usina Velha é uma das mais procuradas. Realizada em trecho do leito seco do Rio Pardo, começa na saída do “Túnel do Fuga” e termina nas ruínas da Usina Velha.

O percurso de 4 km de extensão passa por matas, margens de lagos, cachoeiras, formações rochosas, onde originalmente desciam as águas do Rio Pardo. No final do passeio há uma tirolesa com um lago no percurso.

Longe das águas, a cidade também atrai. Com uma altitude de mais de 1,1 mil metros, a Praça do Mirante permite uma visão em 360 graus do horizonte e é tida como um dos principais cartões postais da cidade, além de ser local para meditação

Com o formato de um trevo de quatro folhas, a praça foi construída para manter e divulgar a alma mística e esotérica ddo município. Um templo ecumênico dá boas vindas a todas as pessoas.

Outro ponto turístico da cidade é a Basílica Santuário dedicada a Nossa Senhora da Conceição do Bom Sucesso, construída em estilo romântico no Centro de Caconde. Além disso, há também uma centenária capela azul para Nossa Senhora Aparecida e uma estátua do Cristo Redentor, no alto da Praça do Rosário.

Do Portal do Governo do Estado