Destino da Semana: Conheça Santa Bárbara d’Oeste

Desde o século 19, cidade preserva a influência dos primeiros imigrantes americanos

sex, 22/01/2016 - 20h33 | Do Portal do Governo

Localizada próximo à capital paulista (são cerca de 150 quilômetros de distância), Santa Bárbara d’Oeste carrega o charme das cidades interioranas e está repleta de curiosidades e história. Fundada no comecinho do século 19, o município é conhecido pela forte influência norte-americana nas tradições culturais, que estão presentes até os dias de hoje.

Em homenagem aos imigrantes do norte, Santa Bárbara do Oeste organiza, por exemplo, a Festa da Imigração, a Feira das Nações e a Festa Confederada Brasil-Estados Unidos.

Além disso, a vinda dos americanos para a região traz um fato curioso: um dos principais pontos turísticos do município é o Cemitério dos Americanos. Isso porque a área, construída pelos primeiros imigrantes porque era proibido sepultar pessoas não católicas no cemitério católico da cidade, se tornou ponto de parada dos turistas que visitam Santa Bárbara. Além da estrutura arquitetônica, o cemitério também exibe a tradição americana em algumas cerimônias.

Quem visita a Santa Barbara d’ Oeste não pode deixar de passar pelo bairro rural de Santo Antônio do Sapazeiro. O local abriga a simpática Igreja Santo Antônio do Sapezeiro, sedia anualmente a Festa do Padroeiro e tem várias iguarias na gastronomia local. Um pouco mais afastada está a cachoeira que leva o mesmo nome do bairro, indicada para os apaixonados por aventuras e ecoturismo.

Passado

A cidade de Santa Bárbara d’Oeste surgiu em meados do século 19, com a abertura da estrada entre Campinas e Piracicaba. Aos poucos, graças à produção agrícola, o município aumentou e, décadas depois, se desenvolveu a partir da indústria e comércio. 

Do Portal do Governo do Estado